Rápido raio-x do São Paulo sub-17

Vão começar os torneios estaduais das categorias de base em todo o Brasil. No dia 9 de abril, por exemplo, começa o Paulistão sub-17 e eu vou tirar este post pra comentar um pouco sobre o São Paulo sub-17.

Vamos entender então do que estamos falando.

O São Paulo sub-17 é o time formado por atletas nascidos em 1994 e é, provávelmente, o time de base com o maior número de grandes promessas do tricolor.

Por ordem alfabética (e não de importância): Ademilson, Allan, Almir, Jairo, Lucas Farias, Lucas Piazon e Mirray.

Dos atletas citados, apenas Mirray e Ademilson não participaram de nenhuma seleção brasileira, mas as questões neste caso vão muito além da qualidade técnica deles. Está envolvido também, por exemplo, o contrato deles com o São Paulo, patrocinadores e etc.

Montagem sobre o título mundial de 2009

A equipe da qual estamos falando é a última campeã mundial pelo São Paulo, em 2009.

Na final, disputada na Inglaterra, Mirray marcou duas vezes e o time paulistano bateu o Werder Bremen, da Alemanha, por 3 a 1.

Outro ponto importante é que já não é possível contar nos dedos o número de finais que estes garotos disputaram entre 2008 e 2010 e nem a quantidade de títulos.

E quem são esses jogadores que eu destaco nesta matéria?

Lucas Piazon, ainda com a camisa do SPFC

O Lucas Piazon é o mais famoso deles e já não é novidade para ninguém. Já esteve em litigio com o tricolor, já foi vendido para o Chelsea, mas ainda vai disputar este Paulista.

Seu segundo Paulista sub-17, já que ele foi titular no ano passado ao lado de Patrick e Bruno Catanhede. Seu desempenho, no entanto, foi bastante discreto, mas ele ainda manteve sua vaga na seleção brasileira.

Sinceramente compreendo a queda de rendimento do atleta.

Acontece com todos os jovens. Aconteceu com Neymar e até com o nosso, agora craque do principal, Lucas Moura. Logo ele deve recuperar o futebol que encantou muita gente por ai.

Allan comemora pelo tricolor

Allan está com a seleção disputando o torneio sulamericano. É um volante completo. Da mesma maneira que é um carrapato na marcação, apesar de não ser tão forte, tem grande qualidade para sair jogando.

Aqueles que gostaram de Rodrigo Caio na última edição da copinha, vão adorar ver Allan em campo.

Eles são ligeiramente semelhantes no estilo de jogo. No Paulista passado Allan foi reserva de Rodrigo e quando entrou, apesar de ser um ano mais jovem, foi muito bem.

Ademilson

Ademilson: atacante veloz e aguerrido.

Seu estilo lembra um pouco o Luis Fabiano, é verdade. Seu jeito de correr, no entanto, é idêntico ao de Aloisio, mas só que muito mais rápido.

É um jogador que está ganhando força fisica, mas sua movimentação e qualidade para definir ainda são os grandes diferenciais.

Almir Gulit: o gigante!

O Almir é um monsto. Isso define. Zagueiro alto e muito forte. Alguns podem até duvidar de que ele tenha realmente apenas 17 anos, pois a diferença de tamanho e força para os colegas é muito grande. Foi convocado para a seleção, mas não ficou.

O rapaz que completa 17 anos em junho tem quase 2m de altura e é igualmente forte.

Lembro que quando conheci Breno pessoalmente, me assustei com o tamanho dele. Com Almir foi ainda mais surpreendente, pois é um garoto ainda.

Vai render bastante nesse Paulista, é minha principal aposta neste ano, já que em anteriores apostei em Mirray e Lucas Farias, respectivamente, e acertei.

Jairo Lorencon

Goleirão Jairo e suas já incontáveis convocações para a seleção brasileira. No torneio sulamericano de 2011 ficou de fora, mas isso é coisa rara na carreira do jovem.

Segurança pelo alto, agilidade e reflexo rápido. Falta, no entanto, se impor dentro de campo. Para quem acostumou com Rogério comandando o São Paulo, Jairo não é a maior esperança.

Porém ainda é garoto, são coisas que podem ser desenvolvidas com o tempo. O que importa é que a qualidade sob as traves ele tem e de sobra.

 

Lucas Farias

O lateral direito do tricolor é Lucas Farias. Na minha opinião é o futuro dono da camisa 2 do São Paulo. Ele é rápido, cruza muito bem e acho que o mais importante: pensa na jogada.

Espero que não busquem mais improvisos quando ele subir. Anteriormente, em outras equipes, Farias ficou conhecido como coringa tricolor.

Sinceramente? Não gosto disso. É um desperdicio colocar um garoto com tanto talento na lateral direita para jogar em qualquer outra posição.

Carpegiane gostou muito do que viu, quando acompanhou os treinos do sub-17 ano passado. Apesar de ser de 1994, ele foi titular no Paulista de 2010.

Mirray, futuro 10 tricolor

Por último, mas com certeza não menos importante, falo de Mirrai Leme Vieira ou como em breve nos acostumaremos a dizer, simplesmente Mirray.

É o maestro da equipe e dita o ritmo do jogo. O entrosamento com Ademilson é sensacional. Sozinho ele pode fazer a diferença, mas acompanhado pelo atacante ele com certeza fará. É um meia esquerda rápido, que sabe distribuir o jogo.

Às vezes se afoba, mas surpreende por mostrar as qualidades do camisa 10 clássico, ao mesmo tempo que dá velocidade ao jogo.

Quem quiser pode conferir no blog antigo, que está linkado no menu superior ou no promessas do futebol, os perfis de Lucas Farias, Mirray e Ademilson, que foram feitos ainda na época do Botecão do Futebol.

O São Paulo coloca em campo no Paulista Sub-17 de 2011 o favorito (junto com o Santos) para ser campeão.

This entry was posted in Especiais, Promessas do futebol. Bookmark the permalink.

5 Responses to Rápido raio-x do São Paulo sub-17

  1. Continuo dizendo para terem calma. Nada pode ser tão meteórico quanto esse grupo de pessoas está tentando fazer com o Felipe Unaí. Entrou bem na lateral, na vaga deixada por Lucas Farias no começo do ano, mas vamos dar uma temporada pelo menos na posição.
    .
    Quanto aos jogadores que o São Paulo “deixou sair”, também é um assunto delicado. São mais de uma centena meninos que passam pelo time e tudo é uma questão de aposta. Ás vezes o garoto evolui muito em um ano e às vezes não. Muitos são dispensados por momentaneamente não responderem aos critérios fisicos do departamento. O Kaká foi titular na base sim, tanto que sempre esteve nos grupos mais velhos, como aconteceu na Copa São Paulo, na qual ele era dois anos mais novo que o titular Harisson. O Kléber saiu por ser um momento em que o São Paulo precisava de dinheiro, enquanto também não atendia as requisições comportamentais e profissionais do time.

  2. joao lucas says:

    Só espero que o São Paulo abra o olho para não perder mais um garoto da base como esse FELIPE NASCIMENTO. Já o ví jogar, tem um potencial muito grande, tem muito futuro o garoto. Eu falo em cuidado porque o clube já deixou ir embora: Davi Luiz, Hulk, Kléber, e até mesmo o Kaká( que nunca foi titular na base e que ainda saiu brigado com o clube). Esse garoto Felipe Nascimento(Unaí) está saindo do anonimato ag0ra ( são 4 anos de SPFC), e já tem propostas de empresários ligados a clubes europeus. Inclusive pelo que me foi informado, já fizeram contato com os pais do garoto, mas sem resposta, porque eles preferem continuar com o Felipe no São Paulo e evitam inclusive falar sobre o assunto, para não influenciar na carreira do filho, até porque são pessoas muito simples.

  3. O Felipe deve virar reserva quando o Lucas Farias estiver 100%, mas tem feito um bom começo de campeonato, aproveitando a chance deixada pela lesão do companheiro.

  4. Clave Avantario says:

    Muito legal mesmo sua análise. Só acho que tá faltando falar da mais nova promessa na lateral direita do sub 17 tricolor. Trata-se de Felipe Nascimento, esse garoto tem sido muito elogiado ultimamente pela comissão técnica da base. Inclusive foi destaque no treino do sub 17 com os reservas profissionais do São Paulo, na última quinta-feira dia 02-05-2011, bastante elogiado pelo seu treinador Zé Sérgio. Esse garoto tem despertado interesse de grandes empresários. É Mineiro, come pelas “beradas”.

  5. Meu velho.

    Muito bacana sua análise. Por sinal, completa!
    é sempre muito legal ouvir a respeito dos jovens da base, principalmente nessa fase em que os garotos têm sido tão valorizados pelos clubes.

    Abs,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>