Seleção sub-18 convocada para o Torneio Mediterrâneo

Wellington Silva com a camisa do Levante

A seleção brasileira foi convocada pelo técnico Ney Franco para a disputa do torneio Mediterrâneo em Barcelona, que vai rolar entre 19 e 24 de abril agora.

É claro, existem erros e acertos nas convocações. A Sub-17, que disputa o torneio Sul-Americano agora, por exemplo, foi muito mal convocada. Só que selecionar o time sub-18 foi com certeza muito mais fácil, pois a Copa São Paulo é um torneio de grande visibilidade e facilitou o serviço de Ney Franco.

Sendo a Copa São Paulo a maior vitrine para os atletas da categoria, o Flamengo ficou com o maior número de vagas no selecionado nacional: três. Justo!

Os jogadores que participarão do Torneio Mediterrâneo vão brigar pela chance no Mundial Sub-20, já que os dois maiores astros do time não devem estar disponíveis, pois estarão a serviço da seleção principal disputando a Copa América. É claro que falo de Lucas e Neymar.

Goleiros: César (Flamengo); Tiago (Grêmio)

Laterais: Gil (Cruzeiro); Denner (Corinthians); Henrique Miranda (São Paulo)

Zagueiros Romário (Internacional); Bressan (Juventude); Murilo (Cruzeiro)

Meio-campistas:Muralha (Flamengo); Lorran (Flamengo); Felipe Anderson (Santos); Wellington Silva (Levante-ESP); Fábio Gama (Bahia)

Atacantes:Marcelo (Atlético Paranaense); Kelvin (Paraná); Tiago Alves (Santos); Sebá (Nacional – GO) e Miguel (Palmeiras)

Como falei, toda convocação tem seus erros e acertos e esta não é diferente, mas vou tentar focar mais nos acertos.

Esta é apenas minha opinião sobre os jogadores pelo que acompanhei nos últimos três anos.

César mostra qualidade no gol

Os goleiros, ao contrário da seleção sub-17, foram muito bem convocados.

O César foi disparado o melhor arqueiro da Copinha. Alto e rápido, fechou o gol do time rubro-negro e deve ser o titular.

O Tiago é considerado uma grande aposta do Grêmio, mas confesso que vi pouco dele em campo.

O goleiro campeão do mundo pela seleção brasileira em 1994, Taffarel, já disse algumas vezes que admira o talento do jovem arqueiro gremista, que chegou a ser reserva de Marcelo Grohe em 2010.

Bem servida sob as traves a seleção.

Henrique Miranda em foto no site oficial do São Paulo

Na lateral, o Miranda mereceu e muito a vaga. Seu futebol em 2010 realmente foi muito bom… e isso vale tanto para a Copinha, já no começo de 2011, quanto para o Paulista Sub-17. Acho que ele não terá dificuldades para ganhar a preferência sobre o Denner, que também atua pela esquerda.

O Gil está tranquilo na lateral direita, jogador veloz e voluntarioso, não tem reserva na seleção… viva o improviso… será que estão contando com Lorran para fazer essa função? Eu não contaria….

Já na zaga acho que a convocação deixou a desejar. Não sou o maior fã do Murilo, no entanto sou muito fã do Romário, do Internacional, já declarei isso várias vezes, inclusive na disputa do Sul-Americano Sub-20.

Ficou faltando e acho que isso está claro, chamar o zagueiro Luiz Eduardo, do São Paulo. Um garoto de 17 anos e que já está fazendo partidas pela equipe principal, com certeza merecia uma vaga na seleção.

No meio campo tudo ok. Muralha e Lorran provaram que são uma boa dupla de volantes durante a Copinha. Felipe Anderson foi um dos bons destaque do Paulista Sub-17 e ganhou com justiça a chance no principal.

No ataque, apenas não me agrada a presença do Miguel. Talvez o Fred, do Internacional, merecesse mais esta vaga do que o destemperado atacante alvi-verde.

O Sebá, que está emprestado ao Nacional de Goiás e é um ponto de interrogação. Surgiu, se é que se pode dizer isso de um menino de 18 anos, no Cruzeiro e chegou até a participar de jogos do time principal… está emprestado para ganhar experiência e teve um rendimento discreto recentemente.

Tiago Alves é o cara com estrela. Fez apenas dois gols no Paulista Sub-17, os dois na final contra o São Paulo, um no primeiro e outro no segundo jogo.

Como é fase de testes, acho que valeria dar uma chance pro Mike, do Paulista de Jundiai. Foi artilheiro do Paulistão e jogou muito na Copinha, está impressionando muita gente e não deve ficar muito tempo na equipe do interior.

Todos esses atletas vão se apresentar no dia 5 de abril e ficarão na Granja Comary em preparação até o dia 14 de abril… estarão de volta a suas equipes apenas no dia 25 do mês em questão.

This entry was posted in Torneio Mediterrâneo, Uncategorized. Bookmark the permalink.

5 Responses to Seleção sub-18 convocada para o Torneio Mediterrâneo

  1. Eles fazem o trabalho deles e eu o meu. Do que vejo dos jogadores de base e acompanho campeonatos o ano todo, pelo menos desde 2008, acho que alguns são melhores opções que outros. A coisa tanto não acontece como você disse, com toda essa equipe avaliando tantas coisas, que no sul-americano sub-20 o próprio Ney Franco comentou que fez a convocação mais pelo que ouviu falar do que pelo que viu, até pelo pouco tempo.
    .
    Coloquei os pontos em que discordo neste post, pois acho que alguns atletas mereciam a chance mais do que outros. Apesar de ser um torneio curto e de nível técnico baixo. Sei também que muitos clubes impedem a convocação de seus melhores jogadores juvenis… mas ai são outros 500.
    .
    Você dala dos outros quesitos, como por exemplo a disciplina, e eu levo ela em conta no post. Até por isso não gostei da convocação do Miguel. Levei, para fazer minhas sugestões, não só a qualidade técnica, como também o desempenho recente dos atletas. O Mike, atacante do Paulista, está em uma de suas melhores fases e mesmo assim ficou de fora.
    .
    Não sou gabaritado para ser olheiro ou qualquer coisa da seleção. Sou um jornalista que acompanha de perto os campeonatos e por isso faço as minhas considerações sobre as convocações.
    .
    Abraços

  2. Wilson Chan says:

    Me desculpe, mas descordo com você em diversos aspectos.
    Sou formado em Esporte na Universidade Estadual de Londrina, ese curso tambem está presente na USP e Unicamp. Temos muitas disciplinas, abordando desde o âmbito da preparação física, fisiologia, anatomia, treinamento, todas as modalidades, nutrição, psicologia, biomecânica, inclusive gestão e marketing esportivo. Atualmente estou cursando MBA em marketing e gestão esportiva na Trevisan, e com minha formação eu tentarei te explicar brevemente a convocação da seleção. O treinador e coordenador Ney Franco, possui uma equipe técnica que supervisiona vários times do Brasil para conhecer os jovens atletas, muitos são convocados com uma idade mínima para lhe darem experiência. Mesmo que você discorde dizendo que existem pontos certos e errados, nunca se pode falar que está errado, pois em qualquer convocação que aconteça, não existe o certo, existe o melhor para o treinador juntamente com sua equipe, isto é muito subjetivo. A convocação pode ter sido feita levando em conta a preparação física dos atletas, os quais muitos participam de estaduais por suas equipes de base ou até mesmo os profissionais, por histórico de disciplina… enfim, são muitos aspectos, então antes de somente ver a qualidade técnica (indispensável para a convocação), deve se levar em conta o lado da comissão técnica, que com certeza, todos têm estudos, o lado teórico e prático, e por suas competências foram nomeados por Mano Menezes para assumir a coordenação da base, diferente de você, jornalista.

  3. Estou no aguardo hahaha xD

  4. Raul Fuckin says:

    Tô te devendo uma arte pro blog!
    Farei isso ASAP!

  5. Camilla says:

    Realmente a zaga pode ser o ponto fraco, concordo com vc Luis Eduardo não poderia fikr de fora. Já os acertos com as convocações do Miranda do goleiro César, Muralha e Kelvin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>