É quase o fim… da temporada regular

Três jogos nesta terça-feira e mais 15 jogos lotando a rodada da quarta-feira e com isso chega ao fim a temporada regular da NBA. Vamos separar a situação por conferências, já que os casos são muito distintos.

  • Oeste

A rodada da terça-feira pode ser decisiva para o Los Angeles Lakers.

Pra começar a equipe enfrenta o quase campeão da temporada regular, San Antonio Spurs, por azar em um dos piores momentos dos californianos na temporada. Eles amargam cinco derrotas consecutivas.

Por sorte, os texanos vão poupar Manu Ginobili, Tony Parker e ainda por cima não contarão com Tim Duncan, que segue lesionado, mas pode voltar na quarta-feira contra o Phoenix Suns.

O confronto entre Lakers e Spurs, nesta noite, pode ser uma prévia do duelo decisivo da Conferência? Acho que pela motivação não, mas pela camisa sim.

O problema dos astros de Los Angeles se chama Oklahoma City Thunder, que na quarta-feira vai enfrentar o fraco e já eliminado Milwaukee Bucks e até por isso leva vantagem na briga pela terceira colocação do lado Oeste do país.

Uma derrota do Lakers e uma vitória do Thunder faz as duas equipes trocarem de colocação.

Ficar na quarta posição significa um confronto com o Denver Nuggets, do brasileiro Nenê Hilário, logo de cara e com certeza nenhuma das duas equipes deseja isso.

No entanto, há alguma possibilidade boa para o Lakers na última rodada. Com um pouco de sorte, Kobe Bryant e cia ainda podem ser vice-campeões da Conferência.

O Dallas Mavericks ocupa a segunda colocação com apenas uma vitória a mais do que os angelinos: 56. O Mavs encara o New Orleans Hornets, que não conta com David West, na quarta-feira.

Os californianos vão ter que torcer pro Hornets e vencer seus dois jogos para terminarem vice-líderes do Oeste. A última partida é “teoricamente” fácil contra o Sacramento Kings.

O curioso é que o New Orleans, que pode decidir a colocação do Lakers, luta para evitar o confronto com o San Antonio Spurs, logo na primeira rodada dos playoffs e se conseguir isso, pode acabar enfrentando o atual campeão.

A equipe tem a oitava colocação neste momento e precisa vencer o Dallas, além de torcer para uma vitória do eliminado Los Angeles Clippers sobre Memphis.

Se vencer o Dallas, o Hornets abre a possibilidade do Lakers terminar em segundo, enquanto a equipe de Nova Orleans termina com a sétima colocação.

Se ninguém mudar de posição os confrontos dos playoffs serão:

  • San Antonio Spurs x New Orleans Hornets
  • Dallas Mavericks x Memphis Grizzlies
  • Los Angeles Lakers x Portland Trail Blazers
  • Oklahoma City Thunder x Denver Nuggets
  • Leste

No lado Leste do campeonato o momento é todo do Chicago Bulls. Apesar de Derrick Rose estar doente para a penúltima rodada (mas com chances de jogar), contra o New York Knicks, o time de Illinois já soma sete vitórias consecutivas e garantiu a liderança da Conferência.

A única pretensão agora é tomar a liderança geral da competição do Spurs. O Bulls precisa vencer as duas e torcer para duas derrotas de San Antonio para passar na frente por apenas uma vitória e isso gera a prossibilidade grande de um empate.

Se as equipes tiverem campanhas iguais e ai? São as duas melhores do campeonato e podem se enfrentar em uma muito provável final.

Para saber quem levaria a vantagem de quadra é necessário analisar a campanha contra os oito times classificados de cada Conferência.

Os critérios de desempate, neste caso, se dão assim: 1 – Confronto direto na temporada regular; 2 – Campanha contra os oito classificados da própria Conferência; 3 – Campanha contra os oito classificados da outra Conferência; 4 – Diferenças de pontos em todos os jogos.

Acontece que o confronto direto entre os times nesta temporada ficou empatado. O San Antonio Spurs venceu a primeira por 103 a 94, mas foi o Chicago Bulls quem levou a segunda por 109 a 99.

De resto tudo já foi definido no lado Leste do campeonato…

Confira os confrontos da primeira rodada dos playoffs do Leste, já definidos:

  • Chicago Bulls x Indiana Pacers
  • Miami Heat x Philadelphia 76ers
  • Boston Celtics x New York Knicks
  • Orlando Magic x Atlanta Hawks

 

 

 

This entry was posted in Especiais, News NBA and tagged . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>