Bate Papo com Émerson Ávila – Mundial Sub-17

Hoje troquei uma ideia com o treinador da seleção brasileira sub-17, o Émerson Ávila. Foi uma série de perguntas que esclareceram muitas dúvidas minhas e creio que também dos assíduos leitores deste humilde blog. As dúvidas são sobre o Mundial Sub-17, claro.

*GF = Gabriel Fuhrmann e EA = Émerson Ávila

-  GF – Fale sobre Ademilson. O jogador te conquistou logo na primeira convocação, já vai vestir a #9. Como você vê esse atleta agora e futuramente?

EA – É um jogador de qualidades técnicas e físicas bem interessantes. Dos atacantes do grupo é o único que possui mais características para jogar dentro da área.  Eu o vi em muitos jogos do São Paulo e gostei. Espero que ele corresponda dentro de campo.

Sobre jogar com a camisa #9 logo na primeira convocação, pra mim isso não quer dizer nada, é apenas uma tradição.  O Marquinhos, por exemplo, ainda não tinha passagem pela seleção e foi o nosso principal jogador no Sul-americano.

 – GF – Os campeonatos estaduais da categoria são seu principal parâmetro para as convocações?

EA – Com certeza, pois são estas competições que os atletas participam, além claro das competições nacionais como a Copa 2 de Julho,  Copa Santiago, SC Cup, entre outras.

-   GF- O Lucas Piazon vai atuar como segundo atacante ou mais recuado no meio, como vem sendo atualmente no São Paulo?

EA – O Lucas jogará como foi no Equador (Sul-americano). Um segundo atacante que sabe sair bem da área favorecendo a entrada de outro jogador. Tem boa finalização de média distância e ótima leitura de jogo.

 –  GF – O resultado no amistoso contra o Uruguai (derrota por 4 a 0) preocupa muito? O que precisa mudar para que não aconteça algo parecido no Mundial?

EA – O resultado em si não preocupa. O que precisamos ter em mente é que a postura em campo  influencia diretamente no placar. Os uruguaios vieram para guerrear e nós para jogar um rachão. Sabemos do potencial da equipe, bem como nossas dificuldades e deficiências. Nisto, estamos trabalhando bastante para que o rendimento da equipe seja cada vez melhor.

(Houve um segundo amistoso na manhã de sexta-feira, 10/06, e o Brasil venceu por 6 a 0)

-  GF – Você já tem definido seu time titular ou a disputa por algumas posições ainda está acirrada?

EA – Não devo modificar a equipe que foi campeã do Sul-americano. Precisamos apenas observar um pouco mais alguns jogadores que trouxemos pela primeira vez. (O time campeão Sul-americano foi: Charles, Wallace, Matheus, Marquinhos, Emerson, Marlon Bica, Misael, Guilherme Costa, Adryan, Piazon e Léo)

-  GF – No Sul-americano o Guilherme Costa ficou alguns jogos no banco, mas agora já foi inscrito com a camisa #7. Estou curioso, como você pretende armar o time com Misael, Marlon Bica, Guilherme Costa, Adryan, Piazon e Ademilson?

EA –  Com esses atletas temos uma versatilidade na formação. Podemos jogar no 4-2-3-1 ou no 4-4-2. Fizemos assim no Sul-americano e deu certo.

-  GF – Você não incluiu o Uilson (goleiro do Atlético-MG) na pré-lista divulgada pela CBF. Na hora dos cortes você tirou o Matheus e “reconvocou” o Uilson, que esteve no Sul-americano. O que houve?

EA – O Uilson estava na lista de 30 jogadores (que não foi divulgada) que mandamos pra CBF dos quais não poderíamos passar. O Uilson estava nela. Não o trouxemos porque já o conhecíamos e aproveitamos para conhecer outros goleiros. Acabamos escolhendo após os treinamentos colocar o Uilson no lugar do Matheus, como poderíamos ter trocado qualquer outro jogador dessa relação.

O Uilson é um grande goleiro e que possui grandes qualidades. Acabou falhando no Sul-americano, creio eu por sentir um pouco da responsabilidade. Tenho certeza que voltou mais maduro dessa vez. É algo comum nessa idade e aconteceu com outros atletas também. A instabilidade emocional é algo bem presente nessa categoria.

-  GF – Pela numeração da CBF, o Uilson vem pra ser reserva imediato do Charles. Você esperava mais do Jacsson e do Matheus?

EA – Esperava muito dos dois. Tenho amigos e excelentes profissionais no Internacional (time do Jacsson) e no Atlético-PR (time do Matheus). As referências, informações e imagens que recebi dos dois foram muito boas, mas tenho certeza que o Charles e o Uilson estão em melhores condições hoje.

-  GF – Os nomes mais comuns da posição nas outras categorias eram Jairo (do São Paulo) e Guido Andrade (do Santos). O Jairo tem se revezado muito com o Gabriel Miotti no tricolor, mas o Guido segue titular absoluto do peixe. Há chances para eles com você ou o processo de reformulação passa mesmo por essa mudança nos arqueiros?

EA – Claro que há chances. Estes garotos ainda vão sofrer mudanças no comportamento técnico, físico, maturacional e emocional. Com essa afirmação sei que haverá progresso no desempenho dos dois. O Guido só não está no grupo por causa dos problemas médicos (respiratórios) que o impossibilitam de jogar na altitude.

Pelas respostas do Émerson Ávila, acredito que o Brasil comece a competição com este esquema:

Charles

Wallace, Matheus, Marquinhos e Emerson

Misael e Marlon Bica

Adryan, Guilherme Costa, Piazon

Ademilson

Tentem imaginar o esquema acima como um campo de futebol.

Wallace está na lateral direita e forma uma linha de quatro jogadores na defesa.

Misael e Marlon Bica fazem a linha de volantes enquanto Adryan e Piazon fazem a função de chegada mais aberta e o Guilherme Costa seria o meia que dá o ritmo do jogo. Ademilson seria o centroavante de área, claro.

Claro, levo em consideração as características que conheço de cada um.

FIQUE LIGADO NO TWITTER DO BLOG -> @gabrielfuh_

This entry was posted in Especiais, futebol-news, Mundial Sub-17, Promessas do futebol, Seleções brasileiras. Bookmark the permalink.

3 Responses to Bate Papo com Émerson Ávila – Mundial Sub-17

  1. Paulo Zandor says:

    Gostei de ver um site dedicado as categorias de base. Parabéns.

  2. A CBF divulgou a lista dos 26 atletas chamados para os treinamentos pré-mundial. Os outros deve ser os atletas que foram para o sul-americano, mas não apareceram na convocação para treinos.

  3. Olá Gabriel!
    Gostei muito da matéria. Só me despertou uma curiosidade. Qual a lista dos 30(trinta) que não foi divulgada? Você teria condições de descobrir?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>