Conversa com Ney Franco – Brasil campeão #MundialSub20

Brasil campeão do Mundial Sub-20 2011

O Brasil é campeão do mundo da categoria Sub-20 e muitos de vocês devem estar se perguntando: “mas porque demorou tanto pra fazer esse post?” . Pois é, queria ter mais uma última conversa com o Ney Franco sobre essa competição. Eu estava sem tempo e ele estava comemorando demais.

Foi suado, foi bonito e o Brasil conseguiu chegar ao quinto título. Muito disso, devo dizer, não pela amizade que tenho, deve-se ao treinador Ney Franco.

Sim, não é fácil comandar um time de garotos, com a maturidade emocional ainda longe de acontecer, com o cansaço dos sete jogos praticamente seguidos e em um curto espaço de tempo. Realmente não é fácil, mas dentro da competição, Ney arrumou uma maneira dos garotos estarem mais inteiros que seus adversários.

Ney conhecia muito bem o elenco que tinha em mãos. Dudu, o reserva de luxo, foi surpresa para muitos, mas não para Ney. Em todas as vezes que conversei com o treinador eu perguntei do garoto, por ser o que eu conhecia menos e a frase mais ouvida foi:

“Ele está em um ótimo momento e em ótima forma, está jogando muito bem, vai ser fundamental para nós nessa competição” .

Parece que nessa Ney acertou em cheio.

O treinador ressaltou qual foi o grande trunfo brasileiro além claro, do talento individual dos jogadores:

“A gente arrumou uma forma de jogar bem definida, desde a preparação. A gente sabia que poderia ter jogo na altitude, do desgaste da sequência de jogos e criamos uma estratégia de jogo. Os garotos nessa idade se entregam demais e é natural que estejam cansados até no primeiro tempo. Por isso começamos a pensar em um time mais leve para o segundo tempo e isso fez a diferença, estávamos mais inteiros do que os nossos adversários na semifinal e na final”.

Mesmo com a dificuldade da competição e tendo que passar por equipes como Espanha e México, só uma vez passou pela cabeça de Ney Franco que o título poderia não vir, mas foi um pensamento momentâneo, rápido e fraco:

“Quando tomamos o segundo gol de Portugal foi o nosso momento mais difícil. Por cerca de dez minutos os meninos se desestruturaram, mas eles conseguiram se recompor e isso foi determinante. Foi a única hora que pensei que poderíamos não ser campeões, mas foi rápido, o tempo todo estive muito tranquilo de que iríamos empatar e quem sabe até virar o jogo contra Portugal antes da prorrogação”.

Portugal acabou sendo realmente o jogo mais complicado. Os lusitanos chegaram até a final sem tomar nenhum gol e passando por equipes muito fortes, como a Argentina e a atual campeã européia da categoria, França.

Um ponto importante é a atenção que Mano Menezes deu para o campeonato e para esse time em especial. Segundo Ney Franco, o treinador da seleção principal conversou com todos os jogadores do time sub-20 individualmente e parabenizou todos pela conquista e pelo grande campeonato que fizeram.

Ainda não é o momento de Mano tocar no assunto quem vai e quem não vai para as Olimpíadas ou mesmo vai ter chance na principal em breve. Por enquanto apenas Danilo conseguiu uma oportunidade, quem pode ser o próximo? Dê sua aposta nos comentários.

This entry was posted in Mundial Sub-20, Seleções brasileiras. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>