Paulista Sub-17 chega na fase final com duelo Corinthians x Santos e Palmeiras como melhor equipe

Garotos do Santos comemoram título Sub-17 de 2010

Depois de mais de seis meses de disputa, o Campeonato Paulista Sub-17 finalmente chegou na sua fase final. Apenas oito equipes sobreviveram:

  • Santos e Guarani, no Grupo 19
  • Olé Brasil e Red Bull Brasil, no Grupo 20
  • Desportivo Brasil e Corinthians, no Grupo 21
  • Palmeiras e Paulista de Jundiai, no Grupo 22

Um dos favoritos ao título, o São Paulo esteve com o Mirassol no mesmo grupo de Guarani e Santos, ficou com o terceiro lugar  e acabou eliminado da competição.

Com a classificação os confrontos agora são os seguintes:

  • Santos x Corinthians
  • Guarani x Desportivo Brasil
  • Olé Brasil x Paulista de Jundiaí
  • Red Bull Brasil x Palmeiras

A equipe que tiver melhor campanha durante toda a competição tem a vantagem de decidir em casa e o Palmeiras, com 63 pontos no total, é a melhor equipe do Paulista Sub-17 e se chegar até a final vai decidir sempre em casa.

Aliás, a classificação geral do campeonato é a seguinte:

  1. Palmeiras – 63 pontos
  2. Desportivo Brasil – 61 pontos
  3. Corinthians – 57 pontos
  4. Santos – 51 pontos (perdeu seis pontos por escalar jogador irregular)
  5. Paulista – 49 pontos (16 vitórias – perdeu três pontos por escalar jogador irregular)
  6. Red Bull Brasil – 49 pontos (15 vitórias)
  7. Olé Brasil – 44 pontos
  8. Guarani 43 pontos

Pela média aritmética o melhor time seria o Desportivo Brasil, que jogou duas partidas a menos que o Palmeiras, mas o regulamento diz que a melhor campanha é diretamente relacionada ao número de pontos e apenas em caso de empate a média aritmética é considerada.

Santos x Corinthians

Victor Andrade e Victor Hugo vivem boa fase no Santos

As duas equipes alvi-negras vão fazer o duelo mais interessante dessas quartas de final. Apesar de ter uma campanha teóricamente mais fraca, o Santos é favorito para o duelo.

O Peixe tem muito mais atletas de alto nível para contar. O meio-campo com Bruno Lamas, Neílton e Lucas Crispim está bem entrosado. Além disso o atacante Vitor Hugo está vivendo uma grande fase: marcou três gols nos dois confrontos decisivos contra o São Paulo.

Pra completar, a equipe ainda conta com a estrela Victor Andrade, de apenas 16 anos, que mesmo começando a maioria dos jogos no banco de reservas, é o artilheiro da equipe.

O Corinthians vai ter que contar com o talento de Marcos Yuri para chegar na semifinal. O meia-atacante é o artilheiro da equipe na competição e tem mostrado grande forma neste campeonato.

Leonardo Arthur, vindo do banco de reservas, marcou nas últimas três partidas do Corinthians, mas a equipe de modo geral teve uma queda de rendimento, que quase custou a vaga na fase final.

No geral é um time forte o do Corinthians, mas vai ter que estar no seu melhor para superar o Santos.

Palmeiras: o melhor do campeonato! (Lado a lado com o Desportivo Brasil)

Bruno Dybal é quem comanda o meio-campo

A geração de jogadores 1994 do Palmeiras vem pra acabar com a estigma de que o clube não forma grandes jogadores de linha. A equipe que chegou na semifinal do Paulista Sub-15 de 2009 faz uma grande campanha no Sub-17 em 2011.

O Palmeiras tem a melhor pontuação geral da competição: 63 pontos. Tem o maior número de vitórias, junto com o Desportivo Brasil: 20. Perdeu apenas três vezes e ainda marcou 73 gols, tendo o segundo melhor ataque da competição, atrás apenas do Desportivo Brasil, que já balançou as redes 80 vezes.

Alguns nomes interessantes:

Na defesa o zagueiro-artilheiro Holneiker tem feito a diferença, mesmo quando vem do banco. Ele já fez seis gols no campeonato.

O meio-campo vive sob o comando de Bruno Dybal, já que Bruno Sabiá está integrado ao time B e raramente joga pelo Sub-17.

A ida de Sabiá para o time B formou outra dupla no meio palmeirense: Bruno Dybal e Lucas Taylor, que vem funcionando muito bem.

Hugo Ragelli, o artilheiro do verdão

No ataque o destaque é Hugo Ragelli, o artilheiro da equipe, mais uma vez. Mesmo sendo 95, Hugo é titular absoluto e deixou o time do Palmeiras muito mais eficiente do que a equipe eliminada na semifinal do Paulista Sub-15 2009.

Na época Hugo jogava no Mirassol, na temporada seguinte já estava no Palmeiras, jogou o Paulista Sub-15 mais uma vez, fez 32 gols e foi artilheiro isolado da competição.

Esse ano, já tem 16 e é o artilheiro da equipe e candidato a roubar a artilharia do campeonato de Ademilson, do São Paulo. Todos que estão na frente de Hugo na artilharia do Paulista Sub-17 já foram eliminados da competição e o atacante precisa de mais oito gols para ser o goleador do campeonato. Se chegar até a final, o atacante palmeirense terá mais seis jogos para conseguir o feito.

O grande desafio do Palmeiras será passar pelo Desportivo Brasil, seu provável adversário na semifinal da competição em um duelo entre as duas equipes com melhores campanhas na competição e chegar na inédita final, que acredito seja contra o Santos.

Na final, apesar da grande campanha palmeirense, o Santos ainda seria favorito na minha opinião, por ter um elenco mais completo.

This entry was posted in Paulista Sub-17, Uncategorized. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>