Corinthians na Copa São Paulo: pra manter a tradição

Maior campeão da Copa São Paulo de Juniores, o Corinthians tem muita tradição quando se fala neste torneio sub-18, que antes foi sub-20.

A campanha no Paulista sub-20 não empolgou, no sub-17 também não foi das melhores, depois que o Santos venceu com facilidade o time alvi-negro nas quartas de final. No entanto isso quer dizer pouco, já que o Corinthians fez boa parte da competição sub-20 com o time sub-18 e aproveitou alguns nomes no time principal, inclusive.

Dando prioridade para os atletas 1993 o timão não chamou para a competição o atacante Marcos Yuri, artilheiro do time do Paulista sub-17, o que é compreensível, já que Yuri jogou vários torneios em 2011, incluindo o brasileiro sub-20.

Por falar em artilharia, o artilheiro do Corinthians no Paulista sub-17 de 2010, Paulo Victor, mais conhecido como Paulinho, vestirá a camisa 11. No entanto, o atacante que fez 14 gols pelo sub-17 em 2010 e sete gols pelo sub-20 em 2011, está se recuperando de lesão e só deve assumir a titularidade na segunda fase.

Com isso outros nomes recebem chance, como por exemplo Leandro, que é 1994 e fez seis gols no Paulista sub-17 deste ano. Em suas contas o atleta já tem dez pela competição, já que também participou em 2010 e marcou quatro vezes.

Outro nome que deve aparecer forte é o camisa 9 Douglas, que chegou no Corinthians em 2011 e já fez parte do elenco profissional. Um jogador de porte fisico avantajado, mas sem grande habilidade.

Na lateral o grande nome é Denner, que esteve com o elenco profissional e já participou algumas vezes das seleções de base. Menos do que o que seria justo para um atleta do nível dele por ser 1993 e a maioria das competições de seleções serem para jogadores nascidos em anos pares.

Denner é veloz e dribla muito fácil, além de ter um cruzamento preciso e é uma grande arma para o Timão. Contando que do outro lado está Cristiano, que tem o costume de cortar mais para o meio e chutar de fora da área.

Marquinhos em ação pela seleção sub-17

O maior nome do time talvez seja Marcos Aoas, mais conhecido como Marquinhos. O zagueiro tem passagem por todas as seleções de base como capitão e junto com Luiz Gustavo do Palmeiras, na minha opinião, divide os holofotes da posição nessa Copa São Paulo.

O volante titular deve ser Anderson, que estava com o time principal e tem grande qualidade. Eu, particularmente, prefiro Ayrton Pinheiro, já foi convocado pela seleção brasileira e tem boa saída de bola. Por ser 1994 deve ficar com a reserva imediata.

No entanto esse meio-campo do Corinthians é muito disputado. Nomes como o chutador Edilson (finaliza muito bem de fora da área) e Paulo César, conhecido como PC, que é 1995, mas gera grande expectativa para a comissão técnica corinthiana, também aparecem com força.

Não poderia claro, deixar de falar do camisa 10 do time. Matheus Bossa, conhecido pelo apelido de Matheusinho e que passou boa parte do ano com o time principal. O habilidoso canhoto passou dois anos nas categorias de base do São Paulo, mas em 2010 deixou o tricolor e foi para o rival Corinthians.

No São Paulo Matheusinho fez parte de uma grande equipe, que foi campeã paulista sub-15 em 2008 e da Copa Brasil do mesmo ano.

O destaque no Corinthians veio rápido com a disputa da Copa Ouro de 2010 e o ótimo desempenho em outros torneios.

Com ótima movimentação, ótima finalização e passes precisos, Matheusinho deve ser o principal articulador do time e seu nome provavelmente o mais falado pelo narrador, já que ele tende a dar ritmo ao jogo.

Com isso tudo, é possível dizer que o Corinthians entra na competição como um dos favoritos para conquistar o seu oitavo título da Copa São Paulo de Juniores.

 

About Gabriel Fuhrmann

Jornalista formado desde 2011, especializado em futebol de base.
This entry was posted in Copa São Paulo. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>