Copa Santiago de Futebol Juvenil chega na sua fase final com clássico paulista, mas sem Flamengo e Coritiba

A Copa Santiago de Futebol Juvenil chegou na sua fase eliminatória. Na competição continental organizada pelo Cruzeiro de Santiago-RS dois brasileiros ficaram de fora das finais. Coritiba e Flamengo foram os últimos colocados de seus grupos e não avançaram para as quartas de final.

O Coritiba até começou bem na competição, arrancando um empate na estreia contra o Danúbio, mas logo em seguida perdeu para Palmeiras e Flamengo. As esperanças paranaenses se reacenderam após a suada vitória por 1 a 0 sobre o Internacional, que fazia grande campanha no torneio.

Com tudo para ser decidido na última rodada, os paranaenses tomaram uma virada incrível dos anfitriões do Cruzeiro e acabaram sendo eliminados.

Já o Flamengo, apoiado nas grandes atuações de Douglas Baggio parecia que havia entrado no torneio para disputar o título. Mesmo com a derrota para o poderoso Santos na estreia, o time carioca se recuperou e até teve uma boa participação.

O Flamengo derrotou o Grêmio e o Cortiba e ainda arrancou um empate em 3 a 3 contra o Argentinos Júniors, em um dos melhores jogos da competição. No entanto as derrotas para o Nacional-URU e o o Universidad-CHI custaram caro aos rubro-negros, que se estivessem no outro grupo teriam avançado de fase com certa facilidade até.

Douglas Baggio ainda é um dos artilheiros da competição com oito gols. Outros nomes também se destacaram como o filho do Donizete, Renan, além de Marcos Vinicius, Arlindo e Caio Rangel, que chegavam muito bem na parte ofensiva.

Bom, ainda temos muitos brasileiros disputando o título.

O arrasador Internacional, do artilheiro Maurídes, encara o Nacional-URU, o que pode ser um desafio fácil para os gaúchos. Na estreia na Copa Santiago o Inter aplicou a maior goleada da competição sobre o Nacional: 7 a 0. No entanto o time uruguaio evoluiu muito, inclusive vencendo o Flamengo na penúltima rodada. Pode haver uma surpresa.

Já para o Grêmio a parada é mais dura. O rival e conterrâneo do Inter encara o Danúbio. O time uruguaio venceu o primeiro duelo entre as duas equipes na competição por 3 a 1.

O Grêmio teve dificuldades para conseguir a classificação. A primeira vitória veio só no terceiro jogo na competição, um 4 a 2 sobre o Cruzeiro de Santiago. A vitória deu moral aos gremistas, que foram para o clássico contra o Inter confiantes e conquistaram mais uma vez os três pontos.

A subida de produção do Grêmio tem muito a ver com as atuações de William Prusch, principal jogador do time e responsável pela grande maioria das jogadas ofensivas.

O Cruzeiro de Santiago pega o Universidad do Chile. No primeiro confronto os dos times empataram em 1 a 1, mas agora o Cruzeiro conta com a grande fase de Mauri, que já tem cinco gols na competição.

No jogo contra o Coritiba, que garantiu a classificação, o atacante foi o principal destaque, sofrendo um pênalti e marcando dois gols.

Por último, mas não menos importante, temos um clássico paulista: Palmeiras e Santos reeditam a final do Paulista sub-17 de 2011, com alguns nomes que estavam na competição estadual no ano passado.

No estadual o Palmeiras sagrou-se campeão e agora também levou vantagem no primeiro confronto com os santistas na Copa Santiago, vencendo por 3 a 1.

Um nome que para a alegria palmeirense está ressuscitando nesta Copa é Romarinnho, que tem quatro gols. Além claro dos campeões estaduais Vinicius, Vinicius Andrade, Cesinha, Juninho e Holneiker Mendes

O Santos confia na sua base montada por alguns jogadores que chegaram até a semifinal do Paulista sub-15 do ano passado. Destaque para o atacante Gabriel Barbosa, considerado uma das maiores promessas santistas e outros atletas que estavam no sub-16, como Lucas Ybom.

Teremos boas emoções nesta Copa continental, que começa sua fase final na quarta-feira.

 

 

About Gabriel Fuhrmann

Jornalista formado desde 2011, especializado em futebol de base. Repórter da São Paulo FC Digital
This entry was posted in Copa Santiago sub-17, Uncategorized and tagged . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>