Hugo Ragelli – O artilheiro da academia de goleiros

O Palmeiras tem a sua base conhecida por formar grandes goleiros, mas quando se fala em jogadores de linha a fama e a glória não fazem parte da história alvi-verde. Isso tudo pode estar prestes a mudar: um novo pensamento e uma grande geração comandada por Bruno Sabiá, Bruno Dybal, Luiz Gustavo, Cesinha e Lima, pode ser o diferencial.

Esse grupo, claro, tem um artilheiro. Estamos falando de Hugo Ragelli, jogador /95 do Palmeiras, que é dono absoluto da camisa 9 nas categorias de base do Palestra.

A história de Hugo Ragelli começa em Montes Claros, onde foi destaque de uma pequena escola de futebol e logo convidado para jogar no Mirassol. A campanha no Mirassol foi boa e a oportunidade de jogar no Palmeiras apareceu.

Em 2010 Hugo Ragelli foi emprestado ao Palmeiras para jogar a Copa Votorantim. Começando como reserva, Hugo entrou no decorrer do campeonato, foi artilheiro da competição. Precisava mais para contratar?

Hugo Ragelli rapidamente se adaptou ao Palmeiras, acabou artilheiro da equipe em todas as competições de 2010 e tornou-se recordista de gols do Paulista sub-15 com 32 marcados em apenas uma edição.

Infelizmente, ao contrário do que aconteceu no time sub-17, o título não veio. Por pura falta de sorte, segundo o jogador: “Fomos vice-campeões da Copa Votorantim, pois tomamos um gol na prorrogação que a bola parou em uma poça de água e nos atrapalhou. No Paulista perdemos para o Corinthians nas quartas de final, o juiz deu uma falta e tomamos o gol no último minuto, foi azar”.

Em 2011 Hugo Ragelli seguiu marcando e a sorte parece que virou para os Palmeirenses. O time acabou ganhando o Paulista sub-17, vencendo o Santos na final. O jovem atacante foi mais uma vez o artilheiro da equipe, com 19 gols e garantiu a vaga na Copa São Paulo, no entanto, lesionado, Hugo ficou de fora dos últimos quatro jogos do campeonato.

“É mais difícil ficar fora do campo do que dentro dele”, comentou o atacante em entrevista para este blog. “Apesar do time ter se saído muito bem, dava pra notar que faltava aquela presença de área e eu poderia ter ajudado”.

Características

Hugo é um jogador de porte físico muito acima da média e esse acaba sendo seu grande destaque sobre os demais. Quem olha o rosto ainda de menino, se surpreende com o tamanho do jovem.

Em 2011 a evolução foi nitida. Hugo passou a aproveitar ainda melhor sua altura, força e começou a mostrar algumas doses de habilidade, inclusive servindo os companheiros e fazendo alguns bons dribles.

Talvez esse grande desempenho em 2011, tenha credenciado o jogador a vestir a camisa 9 da Copinha, o que pode até ter sido precipitado.

2012 em baixa

Em 2012 Hugo Ragelli começou o ano vestindo a 9 do Palmeiras na Copinha. Uma responsabilidade e tanto para um atleta de apenas 16 anos.

O desempenho, no entanto, foi muito aquém do esperado, não só pela diretoria palmeirense e para os torcedores, mas também para o próprio Hugo: “Fiz uma péssima copinha, mas aprendi bastante, ganhei muita experiência. Eu não me senti muito a vontade, era tudo muito novo, voltei de lesão pouco antes da competição e mal tive tempo de me entrosar com o grupo”.

Hugo ficou de fora da Copa Santiago de futebol juvenil, estava de férias. O Palmeiras acabou vice-campeão, perdendo para o Internacional na grande final.

Na volta ao time, Hugo foi o artilheiro da equipe na Copa Rio sub-17, com quatro gols, média de um por partida. O Palmeiras foi apenas sexto colocado. Já na Future Cup, o Palmeiras parou na semifinal, contra o Grêmio , Hugo acabou tendo um desempenho abaixo da sua própria média.

O objetivo, claro, é fazer um ano melhor: “Quero melhorar, quero ser melhor do que no ano passado. O objetivo é conquistar a chance nos profissionais, quero bater o meu próprio recorde de gols no Paulista e fazer um bom ano para ajudar o Palmeiras”.

 

About Gabriel Fuhrmann

Jornalista formado desde 2011, especializado em futebol de base. Repórter da São Paulo FC Digital
This entry was posted in Promessas do futebol and tagged . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>