Seleção sub-19 convocada para torneio na África

Ney Franco usará Torneio Oito Nações, disputado na África do Sul, para começar a montagem do time que disputará Mundial de 2013

Com a cabeça no Sul-Americano e no Mundial sub-20 de 2013, Ney Franco deu sequência as convocações da categoria neste ano. A ideia é testar vários atletas para montar a equipe ideal para as competições.

Por essa fase de testes, que deve durar ao menos até o segundo semestre deste ano, Ney deve deixar de lado muitos nomes já marcados que brilharam nas seleções sub-17. Os meias ofensivos Lucas Piazon, do Chelsea e Adryan, do Flamengo, além do zagueiro corinthiano Marquinhos, são apenas alguns exemplos.

São nomes com história nas seleções de base e que devem entrar posteriormente para um encaixe final do time.

É a chance, principalmente, de testar nomes da categoria /93, que não têm oportunidade na seleção sub-17 e sub-15 pelo fato das competições serem voltadas para atletas nascidos em anos pares. Chance de ouro para nomes como Diego Souza, do Palmeiras, que fez uma boa Copa São Paulo, repetindo pelo alvi-verde o sucesso que já teve no sub-15 do tricolor paulista.

Aliás, a lista foi bem baseada no desempenho da copinha, que é considerado o maior torneio de juniores do país.

O Corinthians, campeão de 2012, emplacou nomes como o goleiro Matheus Caldeira, o volante Gomes e sem falar no zagueiro Marquinhos, que invariavelmente deve estar em outras convocações.

Vamos ver a lista e eu continuo a dissertar sobre ela depois:

Goleiros
Matheus Caldeira – Corinthians
Igor Rayan – Cruzeiro

Laterais

Fabinho – Fluminense
Romário – Vitória
Henrique – São Paulo

Zagueiros

Luiz Gustavo – Palmeiras
Luan – Vasco da Gama
Wellington Carvalho – Fluminense

Meias

Gomes – Corinthians
Filipe – Bahia
Misael – Grêmio
Diego Souza – Palmeiras
Bruno Dybal – Palmeiras
Deretti – Figueirense
Thomas – Flamengo

Atacantes

Victor Andrade – Santos
Bruno Mendes – Guarani
Ademilson – São Paulo

Vamos começar falando do ataque. Não há surpresas quanto a convocação de Ademilson, do São Paulo. Apesar de normalmente ficar no banco entre os profissionais do tricolor, o atacante foi o principal jogador do Mundial sub-17 de 2011, além de artilheiro do Paulistão sub-17 do mesmo ano.

Talvez surpreenda a presença da estrela santista Victor Andrade, /95. Ele comanda a equipe juvenil do Santos, mas logo deve ser integrado aos juniores. A diretoria santista tem evitado a exposição da jovem promessa, que é considerado o maior valor da base do Santos atualmente.

Bruno Mendes ganhou uma boa oportunidade de mostrar seu futebol. Principal jogador do Guarani no Paulista sub-17 e sub-20 de 2011, somando 21 gols nas duas competições, o atacante fez três gols na Copa São Paulo e três gols também entre os profissionais, no Paulistão deste ano, no qual ganhou a camisa nove e a posição de titular e tem sido nome importante na boa campanha bugrina.

O meio-campo tem o nome favorito de Ney Franco: Misael, do Grêmio. Quando começou o trabalho de integração entre as categorias, Ney deixou bem claro que pretende usar o volante por bastante tempo e levá-lo até a seleção principal, pois acredita que o jovem tem a “cara” da seleção.

Outro nome vindo das regiões mais frias é Jean Deretti, do Figueirense. Um jogador de técnica apurada e boa postura em campo, nascido em 1993. Deretti é considerado uma das maiores promessas do futebol brasileiro por muitos especialistas. Uma excelente opção na bola parada e no chute de fora da área, bom para fazer uma função de camisa dez no meio-campo.

Bruno Dybal, destaque e capitão do Palmeiras na conquista do Paulista sub-17 de 2011, Thomás, do Flamengo, além de Filipe, o favorito de Joel Santana no Bahia (foi com  o ex-treinador da equipe soteropolitana que o jogador começou a ganhar destaque para jogar nos profissionais) completam bem o setor. Outros nomes poderiam estar na lista para a posição, mas com certeza vão haver outras convocações para que eles sejam testados.

A lateral mostra que Ney Franco aposta em Henrique Miranda, do São Paulo. Não é a primeira vez que o jovem aparece na lista do treinador. Mesmo não tendo grandes atuações com a camisa canarinho, é um nome que parece ganhar cada vez mais força.

Romário deve ser o ocupante da posição no lado oposto. Há mais de um ano ele vem despontado no Vitória, infelizmente perdeu alguns meses com uma lesão na canela, mas retornou aos gramados em fevereiro e tem mostrado uma grata evolução.

Me surpreende a convocação de poucos nomes para a zaga e a ausência de nomes mais conhecidos para formar uma dupla forte. Nomes que já vimos na própria seleção sub-20, mas Ney deve saber o que faz.

Na posição de goleiro é hora de testar novos nomes, já que César, um dos principais jovens do país, estará com 21 anos em 2013. Uilson, Charles e outros nomes que passaram com a camisa da sub-17, não agradaram.

Ainda vejo o goleiro Guido Andrade, do Santos e Vinicius, do Palmeiras, como nomes fortes que precisam ser testados. No caso de Guido, precisa retornar a posição que por muito tempo foi sua. A camisa da seleção sempre vestiu bem o jovem santista.

Não acredito que Matheus Caldeira e Rayan vão conseguir suprir de imediato essa falha que veio da teimosia de treinadores da seleção sub-17, mas às vezes dá certo, quem sabe? São dois goleiros promissores.

O que nos resta é esperar para ver como se desenrolará essa seleção, que tem grandes chances no Mundial da categoria ano que vem.

PS: Curtiram o novo banner do blog? Foi feito pelo meu amigo Cezar Haruo Arai, que manda muito em design, fotografia e coisas do tipo. Na foto estão algumas referências legais de jogadores.

No fundo vemos Lucas Piazon, Lucas, Casemiro, Wilshere e Mário Götze. Na frente os dois jogadores que mais admiro na atualidade, Cristiano Ronaldo e Neymar.

Comentem sobre a seleção, sobre o banner, sobre os jogadores na foto… etc!

About Gabriel Fuhrmann

Jornalista formado desde 2011, especializado em futebol de base. Repórter da São Paulo FC Digital
This entry was posted in Seleções brasileiras, Uncategorized and tagged . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>