Levir Culpi será coordenador das Seleções Brasileiras de base em 2013

Treinador que está no Cerezo Osaka desde setembro deste ano, deixará o cargo na equipe japonesa devido a acordo prévio com dirigentes brasileiros

Desde que Ney Franco deixou a Seleção sub-20 para encarar o desafio de treinar o São Paulo, em julho deste ano, a coordenação técnica das Seleções de base do Brasil ficou às escuras.

Levir Culpi

Mesmo com Émerson Ávila no comando desde outubro, as coisas pouco foram esclarecidas, já que este não é um projeto e sim uma espécie de tapa-buraco, com todo respeito ao treinador.

No entanto, ao contrário do que imaginam especialistas e torcedores, para Mano Menezes, técnico da Seleção Principal e Andrés Sanchez, Diretor de Seleções, as coisas já estão mais às claras desde setembro.

Há cerca de dois meses, ambos tiveram uma conversa com Levir Culpi e fizeram o convite para o treinador assumir como técnico da Seleção sub-20 e coordenador técnico das categorias de base. Exatamente o cargo antes ocupado por Ney Franco.

No entanto, há um entrave para o desejo de Andrés e Mano: quando ambos fizeram o convite, Levir já havia assinado com o Cerezo Osaka, do Japão. O acordo aconteceu no final de agosto.

Como foi ídolo na equipe nipônica, o treinador foi procurado como salvação para o rebaixamento do time, que havia demitido o também brasileiro Sérgio Soares pouco tempo antes.

Levir fez um acordo de três meses com os japoneses. Por isso, embora a conversa com os responsáveis pela Seleção Brasileira tenha acontecido em setembro, o treinador só poderá assumir em Janeiro de 2013, quando encerrar seu acordo em Osaka.

O outro problema é que para os japoneses deu tudo certo. Culpi está livrando o time do rebaixamento, como planejado.

Com cinco jogos para o fim da competição, o Cerezo Osaka saiu da 14ª colocação, onde estava quando Levir assumiu, com apenas dois pontos de distância para a zona de rebaixamento e foi para 12º, com sete pontos de folga para o descenso.

Isso significa que, é claro, eles querem que Levir Culpi siga no comando da equipe. Um investidor de peso apareceu com o objetivo de segurar o técnico, mas ao que tudo indica, segundo conversas de bastidores, não vai acontecer e ele cumprirá o compromisso firmado com Mano Menezes e Andrés Sanchez e será coordenador técnico das Seleções de base em 2013.

Entrevistado por este que vos escreve, Levir não confirmou a informação recebida, mas também não disse que ficará no Japão para o ano que vem. Provavelmente recebeu a orientação de não comentar sobre o posto que deverá assumir na Confederação Brasileira de Futebol:

“Estou apenas concentrado em livrar o Cerezo Osaka do rebaixamento, tarefa muito difícil, mas estamos conseguindo”, disse o treinador. “Não tenho planos para 2013. Acredito que algo de bom vai acontecer, mas não tenho capacidade para adivinhar. Até o momento nada de oficial. De repente, como sempre, algo vai surgir. Aguardemos!”

 

About Gabriel Fuhrmann

Jornalista formado desde 2011, especializado em futebol de base. Repórter da São Paulo FC Digital
This entry was posted in Seleção sub-20, Seleções brasileiras and tagged . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>