Sob o comando de Quintero, Colômbia fatura Sul-Americano sub-20

O meio-campista do Pescara foi a grande sensação do torneio e levou a Colômbia para o Mundial da Turquia. Paraguai, Uruguai e Chile ficaram com as outras três vagas

A Colômbia conquistou neste domingo o título Sul-Americano sub-20 de 2013. A equipe contou com o grande talento do meio-campista Juan Fernando Quintero para vencer o Paraguai por 2 a 1, no jogo que decidiu a competição.

 

Juan Quintero com a camisa da Colômbia

Embora não tenha sobrado na primeira fase, quando esteve no grupo do Chile (que sim, passou com facilidade), a Colômbia foi sensacional na parte decisiva da competição. Venceu quatro dos seus cinco jogos. Perdeu apenas para o Chile, que passou invicto na primeira fase e decepcionou no hexagonal final.

O melhor em campo quase sempre foi Juan Fernando Quintero, do Pescara (ITA). Embora não seja atacante, Quintero foi o artilheiro do time e vice-artilheiro da competição, com cinco gols, um a mais do que outro destaque colombiano: John Córdoba, do Jaguares de Chiapa (MEX).

Quintero provou porque foi tão comparado com a sensação colombiana do Porto (POR), James Rodriguez e conseguiu um feito que não vinha para a Seleção desde a geração de Falcão Garcia, em 2005.

No jogo decisivo, a Colômbia enfrentou o Paraguai, segundo colocado do grupo. Com um ponto a mais do que os guaranis, a Seleção jogou por um empate, mas Quintero abriu o marcador logo no início do jogo para deixar claro que a equipe iria atrás da vitória. Vergara ampliou no início do segundo tempo e só no fim do jogo os paraguaios diminuíram com Rojas.

Em outro confronto decisivo da última rodada, Chile e Peru ficaram no empate por 1 a 1. Bom para os chilenos e para os uruguaios, que com esse empate garantiram a passagem para o Mundial da Turquia.

Final triste para a surpreendente Seleção peruana, que desacreditada pela grande maioria dos estrangeiros, provou que seus valores individuais como Edison Flores, Cristian Benavente e Yordi Reyna, podem dar muitos frutos no futuro. No jogo final chegou a estar na frente no placar, o que garantiria a vaga no Mundial, mas acabou sofrendo o empate.

Confira os gols da última rodada:

Colômbia 2 x 1 Paraguai

Uruguai 1 x 0 Equador

Peru 1 x 1 Chiile

About Gabriel Fuhrmann

Jornalista formado desde 2011, especializado em futebol de base.
This entry was posted in Sul-Americano sub-20 and tagged , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>