Galácticos do São Paulo dominam convocação da Seleção sub-17

Tricolor investiu pesado na categoria e teve cinco jogadores convocados pelo técnico Alexandre Gallo para a disputa do Sul-Americano, na Argentina

*All non-portuguese speaking visitors. Since I’ve seen there are so many of you, I’ve made an english version of this article. Sorry for any mistakes and my bad english also, but I guess it’s easier for many of you to understand what I’ve meant to say on this piece. Tks ;)

O técnico Alexandre Gallo, que assumiu recentemente o sub-17 da Seleção Brasileira e ainda está se habituando ao novo cargo, seguiu o trabalho às pressas para o Sul-Americano da categoria e convocou 25 jogadores para a última preparação. Dessa convocação, dois atletas ainda serão cortados.

Alexandre Gallo

Clube brasileiro que mais aposta na geração /96, o São Paulo foi o time com mais jogadores convocados. Duas contratações recentes, por exemplo, estão na lista: o lateral-direito Foguete, ex-Vasco e o meia-atacante Gabriel Boschilia, ex-Guarani.

Há quem diga que o São Paulo ainda teve atletas injustiçados, como os volantes Matheus Queiroz e Robertinho e o atacante Joanderson, além de alguns outros que, se estivessem na lista, não seriam surpresas.

O que surpreende de fato é a volta do atacante Thiago Mosquito, principal artilheiro na disputa do Sul-Americano sub-15, em 2011. Depois de dois anos em litígio com o Vasco, o atacante, que já estava no Atlético-PR  desde o ano passado, finalmente se viu livre do boicote promovido pelo time cruz-maltino.

Para liberar o atacante o Vasco recebeu uma quantia financeira dos empresários do atleta, fontes afirmam que o valor foi de 750 mil R$. Vivendo uma situação semelhante a de Mosquito, o boicote que Renê Simões anunciou que fará ao São Paulo, ainda não surtiu efeito em Wellington Foguete.

Apesar de condizente com as convocações anteriores, inclusive dos técnicos Émerson Ávila e Marquinhos Santos, algumas ausências ainda são muito sentidas na Seleção. Uma sem explicação é a do atacante Bruno Gomes, do Desportivo Brasil.

Prometido ao Manchester United, da Inglaterra, o jovem goleador é a grande sensação da categoria. No ano passado foi artilheiro com folga do Paulista sub-17, mesmo sendo um ano mais novo do que o limite da competição. É o primeiro atacante a conseguir a artilharia do sub-15 e do sub-17 de forma consecutiva.

Não bastasse o incrível ano de 2012, Bruno ainda faz por merecer a sua convocação em 2013, com a ótima participação na Copa São Paulo (mesmo sendo quatro anos mais novo do que a idade limite) e a campanha na Copa Ouro, onde já marcou seis gols em dois jogos.

Junto com Robert, do Fluminense, Índio, do Vasco e Joanderson, do São Paulo, o centro-avante é praticamente uma unanimidade entre treinadores e jogadores. Em conversas com profissionais, todos são só elogios ao jovem, que cairia bem e seria titular absoluto em qualquer time do país,  inclusive (e principalmente) em um cheio de galáticos, como o São Paulo. Só na Seleção acham que ele não é bom o bastante. Estranho, não?

Com acertos e erros, vamos a lista de Alexandre Gallo:

GOLEIROS

Carlos – Red Bull Brasil

Thiago – Flamengo

Marcos – Fluminense

LATERAIS (Esquerda)

Abner – Coritiba

Matheus Oliveira – Internacional

LATERAIS (Direita)

Foguete – São Paulo

Jeferson – Ponte Preta

ZAGUEIROS

Lucas – São Paulo

Lincoln – Flamengo

Eduardo – Internacional

Leo Pereira – Atlético Paranaense

Leo Mendes – Internacional

VOLANTES

Zé Augusto – Grêmio

Arthur – Grêmio

Gustavo – São Paulo

MEIAS

Danilo – Vasco

Ewandro – São Paulo

Boschilia – São Paulo

Robert – Fluminense

Indio – Vasco

ATACANTES

Caio Rangel – Flamengo

Kennedy – Fluminense

Mosquito – Atlético Paranaense

Yan Petter – Internacional

Alisson – Internacional

Essa Seleção não é tão diferente da que disputou o Sul-Americano sub-15 dois anos atrás com Marquinhos Santos e ganhou com folga a competição. Na época o Vasco era o time das estrelas e colocou cinco jogadores.

O problema para os vascaínos, dessa vez, é que um dos jogadores foi para o São Paulo (Foguete). Outro foi para o Atlético-PR (Mosquito) e um ainda revelou que era “gato” e quando dizia ter 15, na verdade tinha 20 anos (Heitor Baiano). Sobraram apenas dois campeões, Índio e Danilo.

O segundo parece ter agradado mesmo Gallo, mesmo desconvocado antes mesmo da apresentação do período de treinamentos, o meio-campista está no grupo para o Sul-Americano.

O time das estrelas tricolor tem Lucão na zaga e o recém-chegado Foguete, já com a bagagem do Sul-Americano sub-15.

O meia-atacante Boschilia, ex-guarani, chega com muita banca e expectativa, inclusive pelo seu desempenho com a Seleção, logo que foi contratado pelo tricolor. Recém-chegado, no próprio São Paulo ficou algumas vezes na reserva para o volante Robertinho, que começa a se acostumar com uma posição mais avançada.

Ewandro, convocado como meio-campista, vinha fazendo dupla de ataque com Joanderson. É um jogador de rara habilidade, com um chute de média distância muito bom e ótimo controle de bola. Precisa querer jogar sempre e quando quer, costuma ser um dos melhores em campo. Infelizmente, às vezes isso não acontece.

Além deles, ainda tem o Gustavo Hebling, volante com um toque de bola diferenciado, da escola de volantes que o São Paulo trabalha muito bem.

Na convocação ainda, algumas dúvidas pairam no ar: Kenedy, Danilo e Robert foram desconvocados da preparação por lesão, mas já estão prontos e 100% para jogar o Sul-Americano? Situação estranha.

É cedo para arriscar, mas acredito que Gallo não terá coragem e tempo de montar um time próprio. Não teve nem para fazer a convocação, imagina se teria para escolher os 11 titulares. É provável que mantenha algo semelhante ao Sul-Americano sub-15, sem contar com Baiano.

Sendo assim, nomes como Marcos, Lucão, Lincoln, Robert, Índio e Mosquito, devem ser titulares, mas temos que esperar pra ver.

About Gabriel Fuhrmann

Jornalista formado desde 2011, especializado em futebol de base. Repórter da São Paulo FC Digital
This entry was posted in Sul-Americano sub-17, Uncategorized and tagged , , . Bookmark the permalink.

3 Responses to Galácticos do São Paulo dominam convocação da Seleção sub-17

  1. Gabriel Fuhrmann says:

    Nãos e trata de um esquecimento, mas o atleta, até onde sei, está na reserva (o ataque é Joanderson e Ewandro) e vem de lesão. Não estaria na convocação de qualquer maneira. É um grande jogador, quem sabe no Mundial esteja novamente com a amarelinha.

  2. João Batista Gomes Pereira says:

    Gabriel, você está esquecendo do Atacante Bruno Silva que no ano passado foi o Artilheiro do SPFc no Campeonato Paulista com 14 Gols em 11 Partida Sub 17
    e passou o segundo Semestre se recuperando de lesão, por esse motivo não jogou a copa 2 de Julho. e também do grupo da Copa SP2013. Ele estava sendo convocado com frequência pelo Marquinhos Santos e Emerson Ávila. neste momento está em fase final de Recuperação.

  3. Pingback: Torcida Tricolor Independente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>