Galácticos do São Paulo dominam convocação da Seleção sub-17

Tricolor investiu pesado na categoria e teve cinco jogadores convocados pelo técnico Alexandre Gallo para a disputa do Sul-Americano, na Argentina

*All non-portuguese speaking visitors. Since I’ve seen there are so many of you, I’ve made an english version of this article. Sorry for any mistakes and my bad english also, but I guess it’s easier for many of you to understand what I’ve meant to say on this piece. Tks ;)

O técnico Alexandre Gallo, que assumiu recentemente o sub-17 da Seleção Brasileira e ainda está se habituando ao novo cargo, seguiu o trabalho às pressas para o Sul-Americano da categoria e convocou 25 jogadores para a última preparação. Dessa convocação, dois atletas ainda serão cortados.

Alexandre Gallo

Clube brasileiro que mais aposta na geração /96, o São Paulo foi o time com mais jogadores convocados. Duas contratações recentes, por exemplo, estão na lista: o lateral-direito Foguete, ex-Vasco e o meia-atacante Gabriel Boschilia, ex-Guarani.

Há quem diga que o São Paulo ainda teve atletas injustiçados, como os volantes Matheus Queiroz e Robertinho e o atacante Joanderson, além de alguns outros que, se estivessem na lista, não seriam surpresas.

O que surpreende de fato é a volta do atacante Thiago Mosquito, principal artilheiro na disputa do Sul-Americano sub-15, em 2011. Depois de dois anos em litígio com o Vasco, o atacante, que já estava no Atlético-PR  desde o ano passado, finalmente se viu livre do boicote promovido pelo time cruz-maltino.

Para liberar o atacante o Vasco recebeu uma quantia financeira dos empresários do atleta, fontes afirmam que o valor foi de 750 mil R$. Vivendo uma situação semelhante a de Mosquito, o boicote que Renê Simões anunciou que fará ao São Paulo, ainda não surtiu efeito em Wellington Foguete.

Apesar de condizente com as convocações anteriores, inclusive dos técnicos Émerson Ávila e Marquinhos Santos, algumas ausências ainda são muito sentidas na Seleção. Uma sem explicação é a do atacante Bruno Gomes, do Desportivo Brasil.

Prometido ao Manchester United, da Inglaterra, o jovem goleador é a grande sensação da categoria. No ano passado foi artilheiro com folga do Paulista sub-17, mesmo sendo um ano mais novo do que o limite da competição. É o primeiro atacante a conseguir a artilharia do sub-15 e do sub-17 de forma consecutiva.

Não bastasse o incrível ano de 2012, Bruno ainda faz por merecer a sua convocação em 2013, com a ótima participação na Copa São Paulo (mesmo sendo quatro anos mais novo do que a idade limite) e a campanha na Copa Ouro, onde já marcou seis gols em dois jogos.

Junto com Robert, do Fluminense, Índio, do Vasco e Joanderson, do São Paulo, o centro-avante é praticamente uma unanimidade entre treinadores e jogadores. Em conversas com profissionais, todos são só elogios ao jovem, que cairia bem e seria titular absoluto em qualquer time do país,  inclusive (e principalmente) em um cheio de galáticos, como o São Paulo. Só na Seleção acham que ele não é bom o bastante. Estranho, não?

Com acertos e erros, vamos a lista de Alexandre Gallo:

GOLEIROS

Carlos – Red Bull Brasil

Thiago – Flamengo

Marcos – Fluminense

LATERAIS (Esquerda)

Abner – Coritiba

Matheus Oliveira – Internacional

LATERAIS (Direita)

Foguete – São Paulo

Jeferson – Ponte Preta

ZAGUEIROS

Lucas – São Paulo

Lincoln – Flamengo

Eduardo – Internacional

Leo Pereira – Atlético Paranaense

Leo Mendes – Internacional

VOLANTES

Zé Augusto – Grêmio

Arthur – Grêmio

Gustavo – São Paulo

MEIAS

Danilo – Vasco

Ewandro – São Paulo

Boschilia – São Paulo

Robert – Fluminense

Indio – Vasco

ATACANTES

Caio Rangel – Flamengo

Kennedy – Fluminense

Mosquito – Atlético Paranaense

Yan Petter – Internacional

Alisson – Internacional

Essa Seleção não é tão diferente da que disputou o Sul-Americano sub-15 dois anos atrás com Marquinhos Santos e ganhou com folga a competição. Na época o Vasco era o time das estrelas e colocou cinco jogadores.

O problema para os vascaínos, dessa vez, é que um dos jogadores foi para o São Paulo (Foguete). Outro foi para o Atlético-PR (Mosquito) e um ainda revelou que era “gato” e quando dizia ter 15, na verdade tinha 20 anos (Heitor Baiano). Sobraram apenas dois campeões, Índio e Danilo.

O segundo parece ter agradado mesmo Gallo, mesmo desconvocado antes mesmo da apresentação do período de treinamentos, o meio-campista está no grupo para o Sul-Americano.

O time das estrelas tricolor tem Lucão na zaga e o recém-chegado Foguete, já com a bagagem do Sul-Americano sub-15.

O meia-atacante Boschilia, ex-guarani, chega com muita banca e expectativa, inclusive pelo seu desempenho com a Seleção, logo que foi contratado pelo tricolor. Recém-chegado, no próprio São Paulo ficou algumas vezes na reserva para o volante Robertinho, que começa a se acostumar com uma posição mais avançada.

Ewandro, convocado como meio-campista, vinha fazendo dupla de ataque com Joanderson. É um jogador de rara habilidade, com um chute de média distância muito bom e ótimo controle de bola. Precisa querer jogar sempre e quando quer, costuma ser um dos melhores em campo. Infelizmente, às vezes isso não acontece.

Além deles, ainda tem o Gustavo Hebling, volante com um toque de bola diferenciado, da escola de volantes que o São Paulo trabalha muito bem.

Na convocação ainda, algumas dúvidas pairam no ar: Kenedy, Danilo e Robert foram desconvocados da preparação por lesão, mas já estão prontos e 100% para jogar o Sul-Americano? Situação estranha.

É cedo para arriscar, mas acredito que Gallo não terá coragem e tempo de montar um time próprio. Não teve nem para fazer a convocação, imagina se teria para escolher os 11 titulares. É provável que mantenha algo semelhante ao Sul-Americano sub-15, sem contar com Baiano.

Sendo assim, nomes como Marcos, Lucão, Lincoln, Robert, Índio e Mosquito, devem ser titulares, mas temos que esperar pra ver.

About Gabriel Fuhrmann

Jornalista formado desde 2011, especializado em futebol de base.
This entry was posted in Sul-Americano sub-17, Uncategorized and tagged , , . Bookmark the permalink.

3 Responses to Galácticos do São Paulo dominam convocação da Seleção sub-17

  1. Gabriel Fuhrmann says:

    Nãos e trata de um esquecimento, mas o atleta, até onde sei, está na reserva (o ataque é Joanderson e Ewandro) e vem de lesão. Não estaria na convocação de qualquer maneira. É um grande jogador, quem sabe no Mundial esteja novamente com a amarelinha.

  2. João Batista Gomes Pereira says:

    Gabriel, você está esquecendo do Atacante Bruno Silva que no ano passado foi o Artilheiro do SPFc no Campeonato Paulista com 14 Gols em 11 Partida Sub 17
    e passou o segundo Semestre se recuperando de lesão, por esse motivo não jogou a copa 2 de Julho. e também do grupo da Copa SP2013. Ele estava sendo convocado com frequência pelo Marquinhos Santos e Emerson Ávila. neste momento está em fase final de Recuperação.

  3. Pingback: Torcida Tricolor Independente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>