São Paulo sub-17 conquista título invicto da Future Cup 2013

O time de galácticos do São Paulo venceu de forma invicta a etapa brasileira da Future Cup e agora vai para a Holanda, encarar times do mundo todo em busca do título

Em seu primeiro teste após a contratação de nomes importantes para o elenco e de formar um dos times mais fortes da categoria sub-17, o São Paulo fez bonito e conquistou de forma invicta a etapa brasileira da Future Cup 2013.

São Paulo campeão da Future Cup 2013

Dos recém-contratados, apenas o lateral Foguete não foi titular durante a competição, mas entrou normalmente no segundo tempo.

Além do primeiro torneio desde que o time ganhou o status de galáticos, devido ao alto investimento na categoria, essa também foi a primeira vez que o técnico Menta adotou o esquema com três volantes, em vez de três atacantes.

Se anteriormente a equipe habituou-se a jogar com três nomes mais ofensivos, dessa vez usou o novato Robertinho para formar um meio-campo mais forte. Com Gustavo Heblin e Queiroz mais na marcação e o jovem ex-Santos um pouco mais avaçado.

Gustavo (Pira) no jogo contra o Santos

Na primeira partida o tricolor começou logo fazendo o clássico San-São. Enquanto o São Paulo chegou completo, o Santos não pôde contar com seu maior astro na categoria, Gabriel Barbosa, que treina com os profissionais.

A equipe paulistana saiu atrás com o gol marcado por João Igor, para o Santos. No entanto, a virada veio com naturalidade. O recém-chegado Gabriel Boschilia marcou em cobrança de pênalti. Não muito mais tarde, Ewandro definiu o placar.

O atacante da Seleção Brasileira driblou os zagueiros santistas e marcou um belo gol, para sacramentar a estreia positiva do time de Cotia.

Durante a tarde o São Paulo encarou o Cruzeiro e derrotou os mineiros por 2 a 0. Brilhou a estrela do grandalhão Joanderson, que fez os dois gols do jogo.

A vitória de 2 a 0 sobre o Cruzeiro

Com poucos minutos do primeiro tempo o atacante bateu cruzado e com muita força, sem chances para o goleiro Jordan. O segundo gol veio na etapa final, mas também logo no começo. Dessa vez o atacante entrou sozinho na área e encobriu o goleiro. Um golaço.

Já classificado para a final, o tricolor encarou seu último adversário na manhã de domingo. São Paulo e Flamengo ficaram no 1 a 1, o gol tricolor mais uma vez foi de Joanderson. O empate colocou o Flamengo na final contra o São Paulo.

Para a final o São Paulo não poderia contar com o volante Robertinho, que logo no começo da primeira partida com o Fla teve um choque com o lateral rubro-negro e sofreu uma lesão no joelho. Ainda sem fazer os exames para um diagnóstico definitivo, o jovem é dúvida também para a fase mundial da competição.

São Paulo x Flamengo

Na grande final o São Paulo precisou de uma vitória simples para sair com o título. O gol foi marcado por Boschilia e garantiu a taça para o tricolor.

Outra taça também saiu de Porto Feliz para Cotia. Com três gols, Joanderson foi o artilheiro do torneio.

Agora o São Paulo aguarda a viagem para a fase internacional, que será disputada na Holanda. O time deve deixar o Brasil em duas semanas, já que o torneio será entre 28 de março e 02 de abril. Entre os participantes estão Ajax (HOL), Bayern de Munique (ALE), Barcelona (ESP), Benfica (POR), Anderlecht (BEL), Tottenham (ING) e Toronto FC (CAN).

O torneio é muito similar a Copa Nike, promovida pelo Manchester United e que tinha muito prestígio na categoria sub-15. Em 2009, a geração /94 do São Paulo ganhou fama ao vencer a competição, que era considerada um mundial da categoria. Destaque na época para nomes como Mirray, Bruno Lamas, Ademilson e Lucas Piazón.

A Mongeral Aegon Future Cup é promovida pelo Ajax e tem os mesmos moldes e até por isso, aos poucos, também começa a ganhar status de Campeonato Mundial para clubes. No ano passado o Desportivo Brasil venceu a etapa brasileira, mas na Holanda acabou com a quinta colocação.

Para vencer a competição, o São Paulo vai ter que provar que tem mais do que 11 grandes nomes e sim um elenco. Acontece que as datas da fase mundial batem com o Sul-Americano sub-17, que começa sua preparação no dia 15 de março. O torneio de Seleções começa no dia 02 de abril, na Argentina.

Por essa coincidência de datas, o São Paulo tem ao menos três ausências certas, já que o técnico Alexandre Gallo ainda pode cortar dois dos cinco convocados do tricolor. A princípio o zagueiro Lucão, o volante Gustavo Hebling (Pira), o lateral Foguete, o meia Gabriel Boschilia e o atacante Ewandro, não viajam para a Holanda e estão fora da Future Cup.

Confira a galeria de fotos do torneio:

Crédito das fotos da matéria e outras fotos: Desportivo Brasil

 

About Gabriel Fuhrmann

Jornalista formado desde 2011, especializado em futebol de base. Repórter da São Paulo FC Digital
This entry was posted in Future Cup and tagged , , . Bookmark the permalink.

5 Responses to São Paulo sub-17 conquista título invicto da Future Cup 2013

  1. Uma pena que o Thiago Mosquito, se é certo que ele tem 16 para 17 anos, não tenha permanecido em Cotia. Seria o ”matador”.

    Se algum clube bobear, mais que apóio (incentivo) a prática são-paulina de abrir sua estrutura para receber supostas promessas, desde que não tenham vínculo contratual firmado ou este tenha se encerrado, que planejam deixar seus atuais clubes e para o SPFC se oferecem. O contrário também é admissível – ir atrás dos pais ou representantes do jovem e tentar trazê-lo. Não há nada de ilegal e também não vejo problema ético nisto. Repetindo, assim, o que ocorreu com Robertinho, ex-Santos, e Foguete, ex-Vasco.

    O que não pode é aliciar jogadores com contrato em vigor e/ou assessorá-lo, por baixo dos panos, para que este entre na Justiça contra seu atual clube, sem razão justificadora, visando de lá tirá-lo. O duro é provar isto.

  2. Gabriel Fuhrmann says:

    Oi Daniel, claro, mas é que as fotos peguei no facebook oficial da Mongeral Aegon e outras no São Paulo fc.net…

    Quais são do Desportivo Brasil? Abraços

  3. Pingback: Torcida Tricolor Independente

  4. Daniel says:

    Oi Gabriel, tudo certo?
    Você poderia dar os créditos das fotografias e, assim, uma moralzinha pra página do DB no Facebook, né?…
    facebook.com/DesportivoBrasil
    Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>