Allan, Lucas, Diego e Lucão: conheça os quatro atletas promovidos no São Paulo

Depois de afastar Henrique Miranda e Luiz Eduardo, São Paulo sobe quatro jogadores da base para os profissionais. Conheça um pouco mais sobre as jovens promessas

Depois de afastar de forma estranha duas promessas do grupo, o São Paulo anunciou a promoção de quatro atletas das categorias de base. São eles o volante Allan, os zagueiros Diego e Lucão, além do meio-campista Lucas Evangelista.

Vamos aproveitar este post para conhecer um pouco mais de cada um desses jogadores e saber o que pode ser aproveitado destes atletas neste futuro próximo.

  • Allan

O volante Allan sempre foi considerado uma das maiores promessas de Cotia e chega aos 19 anos de idade, completos no final de fevereiro último, com a missão de reconquistar seu espaço e status.

Com muita habilidade e inteligência dentro de campo, o toque de bola de Allan definitivamente é diferenciado, principalmente para um volante. Em 2009, no time que ainda tinha Lucas Piazon, ele foi um dos principais destaques do time.

No São Paulo desde os 10 anos de idade, o jovem também é conhecido pelo seu temperamento, horas visto como algo bom, por vezes visto de forma negativa. Não que ele seja um jogador-problema ou algo do tipo, a grande dificuldade é que Allan é o que chamam de “preguiçoso”. A reclamação de falta de dedicação ou aparente sonolência que já aconteceu no São Paulo algumas vezes, também se repetiu na Seleção sub-17.

Na Copa São Paulo também não apresentou o que todos esperavam, mas embora todas as reclamações, o jovem mostra boa dedicação na marcação, quando em campo.

Se repetir o desempenho de alguns anos anteriores, poderá ser de grande ajuda, já que apresenta características bastante diferentes de Wellington ou Denilson.

Veja um belo chapéu de Allan no Paulista sub-17

  • Lucas Evangelista

Alguns podem achar que é destino, que era pra ser, mas Lucas Evangelista, de 18 anos, parece mesmo que tinha escrito em sua história que seria jogador do São Paulo.

Acontece que Lucas começou no tricolor, depois de passar por uma escola de metalúrgicos de Limeira. Mesma escola de onde o São Paulo trouxe Joanderson, promessa do time sub-17 que chegou a jogar a Copa São Paulo no começo do ano.

Depois de se destacar no tricolor, Lucas acabou indo para o Desportivo Brasil por não poder ficar em Cotia. No entanto, o desempenho foi bom na equipe gerida pela Traffic e o meio-campista voltou para assinar profissionalmente com o Tricolor. Apenas um dia antes da assinatura do contrato, o jovem acabou sendo seduzido pela parceria entre Desportivo Brasil e Manchester United, que leva os melhores jogadores da equipe brasileira para o Old Trafford.

Hoje, depois de ter tido problemas no projeto, principalmente por ter treinado em algumas equipes holandesas (enfurecendo o FC Twente, parte da parceria), Lucas está no São Paulo por um empréstimo de dois anos, com opção de compra.

Quem pode assistir na Copa São Paulo, pode acompanhar que principalmente vindo de trás, Lucas pode ser um grande jogador. Não é um camisa 10 de fato, mas é um meia de muitas qualidades e principalmente com um ótimo chute de média distância.

Assista a gol de Lucas pela Copa São Paulo

  • Diego Carlos

Assim como Lucas Evangelista, Diego também chega do Desportivo Brasil e com muita moral. O zagueiro de 20 anos foi contratado para a disputa da Copa São Paulo de 2013, no entanto, lesionado, não participou da competição como esperado.

Mas é um dos zagueiros mais promissores do Tricolor, usualmente comparado com Miranda, pode jogar dos dois lados do campo, embora normalmente atue mais pela direita.

Os desarmes precisos e a qualidade na jogada aérea tornam Diego um ótimo zagueiro para a idade. Com a fase dos atuais zagueiros tricolores, será que não vale a pena apostar daqui algum tempo?

Veja um vídeo com alguns lances de Diego pelo Desportivo Brasil

  • Lucão

Mais novo da lista, o zagueiro Lucão tem apenas 17 anos de idade e é uma unanimidade na fortíssima categoria /96 do Brasil.

Com um estilo mais xerife, ele é o zagueiro titular da Seleção desde o sub-14 e já demonstrou algumas vezes que está cada vez mais pronto para jogar entre os mais velhos.

Claro, às vezes a falta de maturidade pesa, principalmente nessa posição, até porque Lucão é um zagueiro que chega forte e se dedica até o último segundo de cada jogada. Não é difícil vê-lo evitar gols em cima da linha de forma enérgica.

Ainda é muito novo e provavelmente só ganhará experiência treinando com jogadores mais velhos, mas é uma das grandes apostas da que é considerada a geração mais promissora que já passou por Cotia.



About Gabriel Fuhrmann

Jornalista formado desde 2011, especializado em futebol de base. Repórter da São Paulo FC Digital
This entry was posted in Promessas do futebol. Bookmark the permalink.

6 Responses to Allan, Lucas, Diego e Lucão: conheça os quatro atletas promovidos no São Paulo

  1. Bruno Burlamaqui says:

    Vejo em Matheus Reis mais futuro que em Allan.

    Se o Matheus seguir evoluindo e não perder sua característica de ser um segundo volante que joga sem ”saco de cimento nas costas”, acho que pode chegar ao nível do Wellington, que quando tinha a idade atual dele, é verdade, era muito mais qualificado com a bola nos pés. O que já estaria excelente para ele e para o São Paulo FC. Quem consegue virar um jogador de ressonância mundial são os talentos raros, o que não é o caso de nenhum dos três jovens neste comentário citados.

  2. Pedro Ferreira says:

    Allan para mim é um Casemiro piorado. Nem é grandes coisas marcando, tanto que na Copinha nosso meio de campo era tão fraco e sem pegada defensiva quanto o do profissional.

    E o Regis não vai ter chances mesmo, né? Aposto que ele é mt melhor que o Wallyson…

  3. Gabriel Fuhrmann says:

    Concordo com praticamente toda a sua análise Bruno, mas acho que num futuro próximo mesmo aposto mais no Diego do que no Lucão. E temos que lembrar que o Breno adulterou sua idade em dois anos, não por maldade, mas por falha na época dos registros civis.

  4. Bruno Burlamaqui says:

    Gostei das escolhas; um pouco menos do Allan.

    O zagueiro Diego Carlos, enquanto teve condições de jogo na última Copa São Paulo, me pareceu relativamente seguro. Teve uma ou duas falhas grandes, mas no geral foi bem, inclusive na presença ofensiva.

    O Lucas Cavalcante talvez seja o único sub-17 já relativamente pronto para encarar a dura realidade do futebol profissional. É um jogador de bom porte e qualidades defensivas que se enquadram em uma categoria maior que a da sua idade. Tenho esperança que possa ser um “novo Breno”, no sentido de se firmar rápido no time de cima, pois, na questão de estilo de jogo, o Breno era mais técnico e tranquilo em campo quando tinha a mesma idade que a do Lucão, hoje.

    Eu não gosto do Allan, porque é um volante muito morto. Falta mais sangue nos olhos; correr; matar-se na marcação. Ele, tal como Casemiro e João Schmidt, gosta de jogar só com a bola nos pés. E, assim, fica difícil. O Rodrigo Caio é mais ou menos do jeito que gosto num volante, mas lhe falta mais (muito mais) maturidade. Ainda é bastante faltoso e não dá conta de proteger a frente de zaga se colocado como primeiro volante.

    O Lucas Evangelista me parece que é um terceiro homem de meio-campo num 4-4-2. Isto é, um camisa 8, que chega de frente para o gol e não jogando de costas, como muitas vezes ocorre com os camisas 10. Vejo o Gabriel Boschilia, do sub-17, mais ou menos desta mesma forma. O Evangelista não tem a genialidade de um armador nem a pegada de, ao menos, segundo volante. É tipo um Cícero, hoje no Santos, por exemplo, na maneira de atuar. Foi utilizado na Copinha algumas vezes na lateral esquerda, o que evitou com que eu tirasse maiores conclusões.

    Deste quarteto boto mais fé no Lucão visando o futuro próximo.

  5. sam says:

    muito os comentário sobre os 4 jogadores que vão passar a treinar, com o elenco principal.

    é verdade que o desportivo brasil venceu um torneio na Holanda?

    eu li que o spfc, além de registrar no bid da cbf o Aguilar também venho um goleiro, o que você tem a dizer sobre o goleiro?

    muito obrigado.

  6. Pingback: Torcida Tricolor Independente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>