São Paulo conquista Copa do Brasil sub-17 e pode consagrar geração

Considerada a equipe mais badalada da categoria, tricolor vence Flá, conquista o título e começa a traçar o nome de uma das mais promissoras gerações do futebol brasileiro

Neste sábado o São Paulo venceu o Flamengo por 3 a 1 e conquistou o título da Copa do Brasil sub-17. Um feito que pode ser marcante para o futebol brasileiro.

O time tem muitos grandes nomes, é praticamente uma equipe de galácticos da categoria /96. Na grande final, dou um destaque para o garoto Ewandro, que cada vez mais mostra que pode ser decisivo sim (como foi no vice-campeonato paulista sub-15) e que sua fase de “jogo quando quero” ficou no passado (ainda bem).

Ter um grande time sub-17 significa ter frutos para colher em um futuro bem próximo. Nos melhores casos quer dizer que ao menos ano quem vem algum bom jogador pode surgir desse grupo.

E isso é ainda mais importante quando falamos da geração /96 brasileira, comparável a geração 91/92, que entre outros nomes revelou Neymar, Oscar, Danilo, Alex Sandro, Coutinho, Wellington Nem e Bernard.

Então o que quer dizer esse título no meio disso tudo? Falando apenas do São Paulo, que tem ao menos nove atletas com passagens pela Seleção Brasileira, quer dizer muita coisa.

A primeira delas é de que os treinadores estão certos: a qualidade do elenco tricolor é muito grande e o trabalho com todos os atletas tem que ser muito cuidadoso, para que jovens talentos não sejam perdidos.

O problema é que o São Paulo já teve em suas mãos outra turma muito talentosa (93/94), que não rendeu o esperado. Os erros cometidos com esse time, que entre seus principais jogadores tinha Lucas Piazon, Mirray, Lucas Farias, Rodrigo Caio, Ademilson, João Felipe e Allan, não podem se repetir.

Isso sem falar na geração campeã da Copinha. Essa geração, se revelar ao menos uma parte dos jogadores promissores e com nível de Seleção, pode mostrar que é capaz sim tirar de uma única geração praticamente um time inteiro de bons jogadores.

Quando falamos nesses erros o assunto é quase que exclusivamente os interesses obscuros por trás do Centro de Formação de Atletas Laudo Natel, em Cotia. Interesses pessoais de diretores e treinadores.

Pro São Paulo também significa ser o principal expoente de talentos de uma das gerações mais promissoras do país e a responsabilidade de fazer essa geração dar ou não dar certo para o Brasil. Por isso que o título da Copa do Brasil sub-17 pode ser tão importante, pode ser o título que ensina a geração de garotos do Brasil a vencer campeonatos.

Se sairá um novo Oscar, Neymar ou Lucas dessa turma toda? Fica difícil dizer, mas vale a pena sempre manter os olhos bem abertos para os atletas que vem fazendo a diferença. Não só os são-paulinos, mas também de outros times, como o próprio Caio Rangel, do vice-campeão Flamengo.

Uma geração promissora para o país e principalmente para o tricolor. Resta torcer para que seja trabalhada com o cuidado que não foi visto em uma outra turma recente.

About Gabriel Fuhrmann

Jornalista formado desde 2011, especializado em futebol de base.
This entry was posted in Promessas do futebol. Bookmark the permalink.

25 Responses to São Paulo conquista Copa do Brasil sub-17 e pode consagrar geração

  1. Juam michell says:

    Acredito que o kenedy possa ser esse grande jogador. Ele é completo

  2. Gabriel Fuhrmann says:

    Exato, eu não afirmo, mas não vejo um novo Neymar nessa geração. Não vejo um jogador com essas características. Foi isso que quis dizer.

  3. Afirmar que a geração 96 é muito boa, é fácil. Temos uma grande quantidade de excelentes e bons jogadores em diversos clubes Brasileiros. Dos quais estamos criando uma grande expectativa. Mas afirmar que não tem nenhum Neymar nesta geração fica um pouco mais difícil. Também não vejo nenhum mega jogador nesta geração atualmente, mas quando o Neymar foi participar com sua geração no mundial sub17, também foi um fracasso. Uma das piores participações da seleção Brasileira em mundiais e sem nenhum destaque individual, mesmo com Neymar no time titular.
    Abraços.

  4. Gabriel Fuhrmann says:

    Opa, não li que era 97, achei que estava falando da 96, haha. Abraços

  5. Gabriel Fuhrmann says:

    Não concordo, embora sejam realmente boas gerações.

  6. Gabriel Fuhrmann says:

    Juam, não acredito que tenha um novo Neymar, ainda não vi isso, mas a quantidade de grandes jogadores é muito grande. A geração 91/92 foi fortíssima, mas em quantidade de jogadores e em preparação, a 96 é melhor.

  7. Juam michell says:

    Essa geração 96 brasileira é considerada a geração de ouro, mas não tem um jogaodor a nivel do Neymar ?

  8. A geração 97 do Fluminense e Gremio RS são muito boas, com certeza hoje melhores que a do São Paulo.

  9. Gabriel Fuhrmann says:

    É verdade, mas não há boicote ao sub-15 do São Paulo, apenas uma orientação do próprio clube. Acho que a geração 97 ainda vai sofrer porque os rivais tem times melhores, abraços.

  10. Gabriel Fuhrmann says:

    O Lucão está sim, integra o time normalmente. O caso Bruno Gomes é complicado, até onde sei as negociações estão muito avançadas, mas depende muito da Traffic, que vai exigir uma boa compensação financeira. A fórmula do ataque seria simples e efetiva, já que o que falta no time do São Paulo é um homem de área. Nem Joanderson e nem Ewandro são atacantes de área, são ambos jogadores que atuam melhor fora dela, assim como o Bruno. Abraços

  11. Gabriel Fuhrmann says:

    Eu também fico um pouco sem entender, mas principalmente no ataque, as possibilidades dessa Seleção são muitas e algo do tipo foi inevitável.

  12. Nossa cometi um pecado, rsrsrs no comentário anterior feito por mim esqueci de citar o Boschilia, mais um para nos alegrar nos campeonatos futuros !

  13. Gostei dessa garotada, tem um grande futuro pela frente, o que me preocupa é quando essas jóias raras cair nas mãos de SERGIO BARESI, no mais, vejo que Joanderson, Ewandro, Araruna (parece com o Hernanes, rsrs ), Matheus Queiroz, Gustavo, Auro, Luiz Araujo podem tranquilamente serem aproveitados no time principal no ano que vem, apesar que Muricy não gosta muito de queimar etapas, por fim vejo muitas alegrias futuras com esses jogadores citados acima !

  14. Gabriel F., não entendi porque o Ewandro do São Paulo não foi convocado para a seleção Brasileira sub17. No sul-americano sub17 na Argentina em 2013, Ewandro conquistou a titularidade da equipe Brasileira durante o campeonato e não fez feio. Depois foi convocado novamente pela seleção Brasileira para a disputa do torneio 2 de Julho na Bahia, onde a seleção Brasileira foi campeã e o Ewandro foi o artilheiro do torneio com 8 gols. Na minha opinião Ewandro foi o melhor e maior responsável pela conquista da Copa do Brasil Sub17 pelo São Paulo, sendo o melhor jogador da Copa. Para finalizar o treinador Gallo convocou seis atacantes, o maior número de jogadores por posição e Ewandro foi preterido por jogadores, tais como: Gabriel Barbosa “Jogador de muita mídia e pouca produtividade em campo.”, Mosquito “Que depois do sul-americano sub15 ainda não mostrou que continua sendo jogador de seleção Brasileira.”, “Joanderson “Que ainda não aprendeu que atacante bom tem que chutar com os dois pés. Ele só tem o pé esquerdo.”, entre outros. Na tua opinião Ewandro também deveria ser convocado pela seleção Brasileira ou tem alguma razão extra-campo que determinou a não convocação pelo treinador Gallo para a disputa do mundial sub17?

  15. Gabriel F. o Lucão da Ponte Preta está realmente integrado ao elenco do São Paulo? Acho que seria a cereja no bolo no time juvenil do São Paulo. E o Bruno Gomes vem mesmo para o São Paulo? Como está esta negociação? E como seria se o ataque, já que temos Joanderson e Ewandro em grande fase, fora Luis Araujo, Bruno Pereira, João Paulo, Pedro Bortoluzzo entre outros? E o que voce acha do São Paulo contratar Everton Felipe, do Sport Recife? Eu vi alguns jogos do Sport Recife e achei o garoto um jogador muito acima da média para a idade dele, rápido, muito habilidoso e com faro de gol.

  16. Platão says:

    gabriel estou sabendo que o são paulo está escondendo o meia clairton do sub 15 por temer futuros aliciamentos.E mesmo assim não entendo por que ele não é chamado pra a seleção sub 15,coincidência ou não o novo técnico do time tem ligação com o corinthians,e não convoca quase ninguém do spfc… Mas o time são paulino está se destacando na categoria,foi campeão da copa brasil em cima do Bahia,que é cheio de gatos.E lidera o paulista mesmo sem contar com seu principal jogador…Parece que a diretoria quer formar um super time na geração 98,está trazendo jogadores destaques de outros times,como o do bahia e tem interesse de levar para cotia o atual artilheiro do paulista sub 15, helder…Outra é dos nascidos da geração de 97 que não pareceu tão boa como as outras no sub 15,mas o são paulo está tentando melhorá-la,trouxe jogadores de destaque como o goleiro lucas e o meia paulo henrique do grêmio barueri,além de outros nomes menos badalados.Vc acha que o spfc 97 pode fazer bonito no próximo ano na categoria sub 17 com esses reforços e com mais outros que virão/

  17. Gabriel Fuhrmann says:

    Um jogo não pode definir se o time é bom ou ruim. Passar sufoco ou não em uma partida não quer dizer nada pra mim.

  18. Gabriel Fuhrmann says:

    Bela análise, parabéns. Concordo com você em muitos pontos, achei também as atuações do Pira e do Queiroz apagadas em relação ao que eles costumam apresentar, mas isso não me preocupa. Abner também não foi bem como estamos acostumados, mas tenho certeza que é apenas uma fase. Abraços

  19. Platão says:

    o são paulo precisa colocar olheiros no nordeste,lá é um verdadeiro celeiro de craques,todos os grandes clubes que investem bem menos do que o são paulo na base tem olheiros lá,um deles é o santos.Sem olheiros para buscar talentos,o são paulo vai ter que continuar aliciando jogadores de outros clubes e se sujando perante o Brasil,os nossos dirigentes e observadores técnicos devem ser burros para não terem percebido isso ainda que o nordeste é uma mina de ouro.Espero que com a nova gestão aumente a rede de captação para a região,mesmo o sampa tendo um olheiro fixo em recife que mantêm contato com o tupã,ainda é pouco para a necessidade e assim não depender de de material humano limitado e fazer jus ao investimento feito

  20. Euclides Mesquita says:

    Assisti o maior numero de jogos possíveis da Copa do Brasil sub17 através da Sport TV e Espn Brasil. Foi muito bom para termos uma idéia geral do nível dos times Brasileiros. Antes do campeonato iniciar eu time três times favoritos para ganhar o campeonato: Fluminense, São Paulo e Internacional. Mas o que vimos o time que mais se preparou e investiu no campeonato foi o time que ganhou, o São Paulo. O Internacional não se preparou apropriadamente e o Fluminense não priorizou a Copa do Brasil.
    Da Copa do Braasil eu fiz a minha seleção:

    01) Thiago-Flamengo
    02) Auro-São Paulo
    03) Lucas Silva-São Paulo (Mesmo jogando apenas tres jogos.)
    04) Fernando Dinis-Coritiba
    06) Jorge-Flamengo
    05) Julio Cesar Rusch-Coritiba
    08) Gerson-Fluminense
    10) Gabriel Boschilia-São Paulo
    07) Caio Rangel-Flamengo
    09) Joanderson-São Paulo
    11) Ewandro-São Paulo

    Melhores Jogadores
    01) Ewandro-São Paulo
    02) Caio Rangel-Flamengo
    03) Gerson-Fluminense

    Revelações
    01) Matheus Aoas-Ponte Preta
    02) Ewerton Felipe-Sport recife
    03) Julio Cesar Rusch-Coritiba

    Melhores times na seguencia abaixo:
    01) São Paulo
    02) Fluminense
    03) Flamengo
    04) Coritiba
    05) Ponte Preta
    06) Corinthians

    Times decepções da Copa Brasil
    01) Internacional (Um dos times favoritos a conquista do campeonato, não ficou nem entre os quatro melhores do campeonato.
    02) Cruzeiro (Time muito mal preparado para o campeonato e muito aquem do que eles poderiam fazer.)
    03) Santos (Apesar da fama o elenco é muito fraco, onde se salva principalmente o goleiro John e o atacante Matheus Augusto.)

    Jogadores a nível de seleção Brasileira que decepcionaram na Copa Brasil

    Lorran, Danilo, Matheus Indio, Renato Kaiser, Caio Monteiro (Vasco do Gama)
    Marlon Junior, Savio, Igor Boloteli (Cruzeiro)
    Keiller, Matheus Oliveira, Alisson Azul, Yan Petter (Internacional)
    Abner (Coritiba) Pelo que ele jogou no sul-americano parecia que ele jogova de salto alto a Copa do Brasil.
    Lincoln(Flamengo)
    Gustavo Hebilng e Matheus Queiroz (São Paulo) Apesar de campeões, não apresentaram um futebol mais consistente.
    Luan (Portuguesa)

  21. Euclides Mesquita says:

    Muitos chamam o time juvenil do São Paulo de Galáticos e consideram este time o melhor time juvenil do país no momento. Mas na minha opinião o São Paulo passou o maior sufoco para se classificar em cima do Fluminense. E muitos esquecem que o time do Fluminense estava desfalcado de jogadores importantes, tais como: o Atacante Robert Kennedy (96) integrando o elenco profissional, alem do meia atacante Robert (96), lateral esquerdo Leonardo Pinheiro (96) e o zagueiro Wendel (96) que estavam integrando o time de Juniores que está disputando a taça BH de futebol Junior. Portanto, não consigo afirmar qual dos time entre Fluminense e São Paulo que é o melhor time juvenil do Brasil no momento.

  22. Euclides Mesquita says:

    Ewandro foi o grande destaque não do São Paulo, mas do campeonato. Ewandro mostrou que tem velocidade, habilidade, visão de jogo, coletividade e principalmente apresentou evolução e maturidade com o decorrer do campeonato. O gol que ele marcou contra o Fluminense do meio de campo foi sensacional e mostrou mais que habilidade, mas tambem leitura do jogo. Espero que o sucesso não suba a cabeça deste jogador e que possa mostrar no profissional o que já vimos ele fazer na categoria de base do São Paulo.

  23. Carlos Dela Costa says:

    Acho muito bom que o campeonato tenha tido grande destaque na ESPN Brasil e Sportv. Chamou a atenção da torcida, do treinador, da própria mídia e dos dirigentes e presidente, ou seja, terá muito mais gente de olho no futuro dessa molecada, acompanhando o que será feito com ela.
    Pode gerar questionamentos maiores. Estão dispensando o garoto? Pq?
    Claro que quando se quer fazer algo obscuro, se faz. Mas muitos estarão de olho.

  24. Gabriel Fuhrmann says:

    Ainda está sim, mas as lesões tem atrapalhado seu crescimento.

  25. giovani says:

    o mirray ainda estar no sao paulo ? eu achava ele um excelente jogador ele e mais um numero grande de jogadores de sua geração que tinha piazon ,adrian e vários outros na minha opinião faltou ser trabalhada porque talento eles tinham ou melhor eles tem .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>