Gol de Ewandro quebra tabu de 20 anos no tricolor

O gol de Ewandro, no segundo tempo do jogo da noite de ontem, poderia ser apenas mais um dos seis marcados pelo São Paulo na goleada por 6 a 3 sobre o Rio Claro, mas acabou sendo muito mais que isso.

Nascido em 15 de março de 1996, Ewandro marcou pelo tricolor antes de completar a maioridade, algo que, aparentemente, é bastante raro no São Paulo. Na última vez que um atacante fez um gol pelo tricolor antes dos 18, o jovem são-paulino sequer era nascido.

Foi em 1994, quando Denilson marcou contra o Sporting Crystal, pela Conmebol e ainda faltavam dois anos para Ewandro nascer.

Abrindo para mais posições, o zagueiro Breno também marcou antes da maioridade com a camisa tricolor. Nascido em outubro, ele tinha apenas 17 quando marcou contra o Cruzeiro, em julho de 2007 e depois fez um golaço histórico contra o Santos, em setembro do mesmo ano. Foram os únicos gols do jovem defensor pelo São Paulo.

Apenas como base comparativa, no Santos, Gabigol já marcou três gols antes de completar 18, um deles no clássico contra o Corinthians, também na noite de ontem. O jovem, que começou no futsal do São Paulo, fez sua estreia no profissional do Peixe no ano passado e completa a maioridade em agosto desse ano.

Em 2012, no mesmo Santos, Victor Andrade, de apenas 16 anos, marcou contra o Cruzeiro na vitória por 4 a 2. Um detalhe é que o camisa 10 daquele jogo foi Felipe Anderson, que tinha apenas 19 anos e também marcou.

Essa é apenas uma pequena amostra de que claramente o São Paulo não sabe aproveitar seus bons jovens valores. Se dessem mais chances as suas promessas, com certeza outros jovens, também menores de idade, fariam com que esse feito de Ewandro fosse importante, mas na carreira pessoal dele e não no São Paulo.

Post feito com a ajuda de muita gente que abriu a discussão no twitter. Vou citar só o Gabriel Esteves, porque ele quem abriu a discussão pra mim e se eu citar todo mundo vai dar um outro post só de nome de gente.

About Gabriel Fuhrmann

Jornalista formado desde 2011, especializado em futebol de base. Repórter da São Paulo FC Digital
This entry was posted in Promessas do futebol. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>