Suíça começa Copa do Mundo com “remember” de título Mundial sub-17

A Suíça bateu Equador de virada, com gol no último segundo feito apenas por jogadores campeões mundiais da categoria sub-17 de 2009

A Suíça venceu o Equador de virada, por 2 a 1, na estreia das duas seleções na Copa do Mundo do Brasil. Os suíços contaram com uma participação vital de jogadores da sua geração de ouro do futebol de base.

Em 2009 a Suíça foi campeã Mundial sub-17 e, dentre os muitos destaques estavam o atacante Haris Seferovic e o lateral-esquerdo Ricardo Rodríguez. Seferovic foi artilheiro da competição e mesmo como lateral, Rodríguez anotou três gols.

Cinco anos mais tarde os dois foram os personagens principais da estreia da Seleção em outro Mundial, dessa vez pelos profissionais.

O Equador abriu o marcador no primeiro tempo com um gol de cabeça marcado por E. Valência. No entanto, aos 2 minutos do segundo tempo a Suíça conseguiu o empate, em um cruzamento de Ricardo Rodríguez.

A partida caminhava para o empate, até que Arroyo perdeu a bola em uma chance de gol clara do time equatoriano e foi castigado no contra-ataque. Rodríguez recebeu na esquerda e cruzou para Seferovic virar o jogo, em jogada que aconteceu bastante naquele Mundial sub-17 de 2009.

Vale lembrar que nessa competição o Brasil tinha Neymar e Philippe Coutinho e a Espanha, outra favorita ao título tinha Isco, Muniain, Borja, Koke e Morata. O Brasil caiu ainda na primeira fase, com derrota por 1 a 0 para os suíços e a Espanha ficou com o terceiro lugar, depois de ser eliminada pela Nigéria e vencer a Colômbia na disputa pelo pódio.

A Suíça trabalhou bem, apostou nas suas categorias de base e foi premiada com uma vitória satisfatória na estreia.

Além de Seferovic e Rodríguez, o titular absoluto Xhaqa também foi campeão mundial sub-17 em 2009 e muitos jogadores, incluindo a estrela Shaqirí e o autor do gol de empate suíço Admir Mehmedi, são apenas um ano mais velhos e também fizeram parte de todas as Seleções de Base do país.

About Gabriel Fuhrmann

Jornalista formado desde 2011, especializado em futebol de base. Repórter da São Paulo FC Digital
This entry was posted in Promessas do futebol. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>