Erasmo Damiani fala sobre demissão de Gallo e confirma que há mais nove nomes na lista do Mundial

Na sexta-feira a CBF trocou seu treinador da Seleção sub-20: saiu Alexandre Gallo e entrou Rogério Micalle, do Atlético-MG. Erasmo Damiani, coordenador das categorias de base, falou sobre o assunto com Flávio Prado e Gabriel Fuhrmann

Faltando menos de um mês para o Mundial sub-20 e com a convocação pronta, a Confederação Brasileira de Futebol resolveu trocar o treinador da Seleção, demitindo Alexandre Gallo e contratando Rogério Micalle, do Atlético-MG.

Micalle comandará o Brasil no Panamericano de Toronto, que acontecerá em junho e no Mundial sub-20, que começa dia 31 de maio. Dunga será o responsável pela Seleção que disputará as Olimpíadas de 2016.

Erasmo Damiani, quando era coordenador no Palmeiras

Erasmo Damiani, quando era coordenador no Palmeiras

Nos bastidores, se comenta que a gota d’água para a demissão de Gallo foi justamente a convocação para a disputa da Copa do Mundo da categoria. Os 26 nomes chamados não agradaram a direção da Confederação.

Um dos mais insatisfeitos seria o coordenador técnico da Seleção Principal, Gilmar Rinaldi, que teria cobrado o treinador principalmente pela não convocação do meia Gérson, de 17 anos, do Fluminense, um dos principais jogadores da geração e de Gabigol, do Santos.

O cargo de Gallo na sub-20 já estava balançando desde a contratação de Erasmo Damiani para a coordenação, que até então era responsabilidade do próprio Gallo. Ele só não saiu antes, graças ao seu bom relacionamento com Marín, que interviu algumas vezes, mas com as mudanças na comissão e diretoria da Confederação, seu prestigio foi aos poucos se perdendo.

Segundo Damiani confirmou, a CBF vem em um processo de mudança da gestão das suas categorias desde março e busca um novo perfil, mais próximo dos clubes – nesse período trocou Claudio Caçapa por Guilherme Dalla Déa no sub-15 e também Caio Zanardi por Carlos Amadeu no sub-17 -.

- “É uma mudança que já vem acontecendo desde março na CBF e culminou aí com o Gallo. É um novo perfil que a CBF está tentando buscar para os seus profissionais. É uma nova política que a CBF está adotando, voltando muito pra base. Se você ver, todos os treinadores que assumiram tem uma passagem muito por forte pelos clubes na base. É um departamento que está sendo reestruturado e nós estamos aos poucos fazendo essa reestruturação”

Se teria sido a convocação contestada de Alexandre Gallo um dos pivôs da demissão, Damiani disse que esse não seria o alvo principal: “Eu não vou comentar sobre isso, porque tem situações que são internas. É uma nova metodologia e nós entendemos que deveria ser feita essa mudança, não pela questão de uma convocação ou não”.

Damiani confirmou que a convocação do técnico Alexandre Gallo será mantida, mas que a lista não contempla apenas os 26 atletas que se apresentarão segunda-feira para o período de treinamentos antes da viagem para o Mundial.

- “Nós temos uma relação de 35 atletas relacionados, o Gallo chamou 26, os 26 que se apresentarem na segunda-feira, nós vamos ter o trabalho de exame médico, para ver se estão todos em condições físicas, para aí sim termos um diagnóstico. Em princípio, é a relação dos 35, até porque não temos como mudar essa relação”.

Completando, Damiani afirmou que o processo da gestão de base do Brasil é estar ainda mais próximo dos clubes. Vindo do Palmeiras, ele afirmou que essa era a principal reclamação dos clubes e por isso busca estar sempre em contato com os clubes, o trabalho já vem sendo feito na sub-15 e sub-17 e começará a ser mais efetivo também no sub-20.

Ouça a entrevista na íntegra.

Entrevista de Flávio Prado e Gabriel Fuhrmann com Erasmo Damiani

 

 

About Gabriel Fuhrmann

Jornalista formado desde 2011, especializado em futebol de base.
This entry was posted in Mundial Sub-20, Promessas do futebol and tagged , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>