Boschilia decide, Brasil surpreende e vence Nigéria

Meia do São Paulo entrou no segundo tempo e mudou o ritmo do jogo da Seleção Brasileira, que derrotou a Nigéria na estreia do Mundial sub-20

Na noite deste domingo, o Brasil encarou a Nigéria no seu primeiro jogo no Mundial sub-20. Contra o adversário mais forte da primeira fase, a Seleção surpreendeu e venceu por 4 a 2, com grande participação dos xarás, Gabriel Boschilia, do São Paulo e Gabriel Jesus, do Palmeiras.

Logo aos quatro minutos, o entrosamento da dupla palmeirense formada por Gabriel Jesus e João Pedro, fez a diferença. João fez boa jogada pela lateral e centrou para Jesus finalizar e abrir o placar.

Captura de Tela 2015-06-01 às 15.57.07Atrás no marcador e uma das favoritas na competição, a Nigéria passou a pressionar a desarrumada Seleção brasileira. Vale lembrar que o técnico Rogério Micale está trabalhando com um elenco convocado por Alexandre Gallo. A convocação foi tão contestada, que Gallo acabou demitido dias depois.

Iheanacho assustou primeiro dando um lindo chute colocado, de fora da área, que acertou a trave. Não muito depois, aos dez minutos de jogo, Yahaya deu um lindo lançamento de letra para Isaac Success driblar o goleiro e empatar a partida.

O Brasil se abateu com o gol e a marcação do meio-campo, que já era frouxa, ficou ainda pior. András Pereira não foi bem no jogo, Álef e Danilo também decepcionaram. Em um contra-ataque, Yahaya cortou a zaga e chutou sem chances para Jean, colocando os nigerianos na frente aos 27 minutos.

A Nigéria teve chances de colocar uma vantagem ainda maior no placar, mas após driblar o goleiro Jean, Awoniyi chutou pra fora. A chance perdida virou castigo. Na jogada seguinte, Gabriel Jesus fez bem o pivô e deu um lindo passe de calcanhar para Judivan empatar o confronto novamente.

Depois de sofrer muito no primeiro tempo com a fraca marcação e condução de bola do meio-campo, Rogério Micale voltou para a etapa final com Boschilia no lugar de Andréas Pereira e o jovem são-paulino acabou sendo decisivo para a vitória.

Além de mudar totalmente o ritmo do Brasil, Boschilia conseguiu virar o jogo aos 13 minutos do segundo tempo. Em boa jogada individual, o meia bateu rasteiro, de fora da área, a bola ainda tocou na trave antes de morrer no fundo do gol.

Com Boschilia em campo, mesmo com a defesa bastante adiantada, característica típica dos times de Micale, a Seleção dominou o meio e parou de sofrer com os ataques nigerianos. Exceção feita a uma ou outra falha defensiva.

Por falar em falha defensiva, foi em uma falha do goleiro da Nigéria que o Brasil conseguiu definir o placar.

Aos 37 minutos, mais uma boa jogada de Boschilia, dessa vez ele fez fila na entra da área da Nigéria, mas bateu mal. O goleiro nigeriano não agarrou, deixando a bola passar mansa por entre suas pernas e Judivan aproveitou para garantir o gol, chutando a bola que já estava em cima da linha.

O treinador da Nigéria já havia tirado de campo os principais nomes da Seleção africana: Iheanacho, Success e Yahaya, o que reduziu o poder ofensivo. O lateral Muhammed Musa até tentou, mas não foi possível buscar o resultado.

O Brasil chegou desacreditado na Nova Zelândia, pelo mau desempenho no Sul-Americano e toda a desorganização que envolveu o trabalho preparatório para o Mundial da categoria.

A vitória contra um forte adversário não só devolve a confiança do time, mas também pode ajudar a fugir de um oponente bastante indesejado na próxima fase. O segundo colocado do grupo do Brasil, provavelmente pegará a Alemanha nas oitavas de final. O time germânico estreou com uma goleada por 8 a 1 sobre Fiji.

Com o bom resultado, o Brasil é o segundo colocado do grupo E, já que a Hungria goleou a Coréia do Norte por 5 a 1 no outro jogo da chave. O próximo compromisso será justamente contra os húngaros, às 4h, da madrugada de quarta para quinta-feira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

About Gabriel Fuhrmann

Jornalista formado desde 2011, especializado em futebol de base. Repórter da São Paulo FC Digital
This entry was posted in Mundial Sub-20 and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>