Conheça Murilo Henrique, atacante que vem agradando Osório

Para o jogo contra o Grêmio, o técnico Juan Carlos Osório mais uma vez relacionou uma jovem cria de Cotia. Quem ganha uma chance é o atacante Murilo Henrique, que vem agradando nos treinos.

Murilo Henrique pelo São Paulo

Murilo Henrique pelo São Paulo

Murilo é nascido em 1997, mas no mês de outubro. Pode não indicar nada para a maioria das pessoas, mas isso faz muita diferença nas categorias de base. Quanto mais próximo do final do ano é o seu aniversário, mais difícil será a sua vida, principalmente no sub-15 e sub-17, pois você sempre jogará com atletas mais maturados, que nasceram no começo do ano.

Apesar disso, Murilo, camisa 11 do time tricolor que chegou as quartas de final do Paulista sub-15 de 2012, conseguiu marcar 24 gols na competição. Ele foi o vice-artilheiro do campeonato, apenas um gol atrás de Leonardo, do Corinthians. O camisa 9 do São Paulo era Felype Herbert, que teve menos destaque nessa categoria.

No próprio sub-15, Murilo mostrou características valiosas para o São Paulo, que há algumas gerações tem dificuldade na formação de centroavantes, principalmente por conta do estilo de jogo dos times da base. Murilo, apesar de ter habilidade de camisa 11, chega muito bem dentro da área, fazendo a infiltração.

Murilo em ação pelo sub-17

Murilo em ação pelo sub-17

No sub-17, porém, Murilo perdeu espaço e Felype cresceu como o camisa 9. Pra completar, também cresceram muito nomes como David Neres e Marlon Martins, além dos xarás Matheus Henrique e Matheus Forvelize, deixando a disputa por posição no meio e ataque tricolor bastante intensa. Até Lucas Fernandes, maior destaque da categoria, teve sua posição bastante ameaçada por Paulo Henrique Rolim, que tem características diferentes e mudava um pouco o esquema do time.

Murilo só voltou a fazer a dupla de sucesso com Felype Herbert já no final do Paulista sub-17, com destaque para a partida contra o Jabaquara, em que cada um dos atacantes marcou quatro gols (Neres marcou mais três e Paulinho um) na vitória do São Paulo por 12 a 0.

Comparando os dois atacantes para se ter uma ideia melhor: Murilo é um jogador que chega a área mais na infiltração, aproveitando sua boa velocidade, drible e acompanhando a jogada feita pelas pontas. Felype é um jogador com uma finalização muito mais potente e que sabe proteger muito bem a bola, fazendo muito mais vezes a função de pivô.

Por essas diferenças que eles se completavam e ajudavam muito Paulinho, Lucas Fernandes e David Neres, a criarem grandes jogadas de gol. Como reserva utilizado, Murilo teve suas chances no sub-20 do São Paulo em 2015, marcando três gols: dois na goleada contra o Água Santa e um contra o Juventus.

Dificilmente ele vai entrar em campo, mas segundo informações, sua qualidade tem agradado Osório.

 

 

About Gabriel Fuhrmann

Jornalista formado desde 2011, especializado em futebol de base.
This entry was posted in Promessas do futebol. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>