Conheça Michael Beale, o provável assistente gringo de Rogério Ceni

Já tem sido bastante comentado que Michael Beale, técnico do sub-23 do Liverpool, será o auxiliar de Rogério Ceni no comando do São Paulo em 2017, mas você sabe quem é Beale e o que ele já fez no futebol?

Michael Beale (Liverpool)

Michael Beale (Liverpool)

O inglês e o M1TO se conheceram durante o período em que o ex-goleiro tricolor esteve se aperfeiçoando como treinador na Europa. Rogério esteve com Klopp, acompanhando o Liverpool e acabou se tornando amigo de Beale, treinador do sub-23 da equipe inglesa.

Nas últimas semanas o inglês já esteve em Cotia e junto com Rogério Ceni acompanhou boas apresentações da base tricolor, que conquistou o título do Paulista sub-17 e fez boa vantagem para garantir o título do Paulista sub-20.

É muito importante que Beale acompanhe a base do São Paulo, ele já tem 15 anos de experiência com as categorias de base da Inglaterra, foi por quase dez anos (2003-2012) um dos responsáveis pelo desenvolvimento de jogadores no Chelsea sub-14.

É difícil dizer o quanto isso foi importante na mudança do Chelsea, que hoje é o atual bicampeão consecutivo da Uefa Youth League. Porém dá pra dizer que boa parte dos jogadores que conquistaram esses títulos passaram pelos ensinamentos de Beale, como Dominic Solanke, artilheiro da Uefa Youth League 2015, Ola Aina, Charlie Colkett, Tammy Abraham, Jeremie Boga, entre outros.

No Liverpool Beale começou seu trabalho logo no ano seguinte, comandando os times sub-15 e sub-16 dos Reds. Naqueles times, já teve a chance de colocar alguns jogadores nas Seleções inglesas da base, como Cameron Brannagan, Connor Randall, Jerome Sinclair e Jordan Rossiter.

Além da bem-sucedida carreira no futebol de base, Beale é autor de vários livros sobre o desenvolvimento de jogadores. São livros com diversas técnicas para desenvolver atletas nas mais variadas posições, como 100 treinos para desenvolver seus zagueiros, 140 treinos de finalização e como formar um centroavante criativo.

Nos livros, a ideia de Beale é ensinar métodos de recriar situações de jogo e a partir disso, desenvolver a capacidade técnica e mental dos seus jogadores, para que consigam se desenvolver nas situações mais variadas das partidas. Um de seus livros mais bem comentados se chama Modern Combination Play, onde o treinador fala sobre como criar chances de gols no futebol moderno, que é trabalha tanto a organização e a defesa em conjunto. Na sua obra, Beale foca em passe, movimentação e posse de bola, através de 80 exercícios práticos de situações de jogo, para que seja possível quebrar a organização adversária.

Dá pra ver que o inglês tem um vasto conhecimento, não a toa tem a licença A da Uefa para treinadores de futebol e talvez seja exatamente o cara que Rogério Ceni precisa, uma vez que o ídolo são-paulino ainda é novato nessa questão de comandar do banco de reservas.

Quer entender um pouco do conceito de jogo de Michael Beale? Veja um de seus livros online (necessário entender inglês)

Build Up and Finishing Drills – Um livro com vários treinamentos de finalização.

Já conhece a Fuh TV ? O canal do Youtube feito para quem quer saber mais sobre futebol de base e São Paulo FC, confira!

About Gabriel Fuhrmann

Jornalista formado desde 2011, especializado em futebol de base.
This entry was posted in Promessas do futebol. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>