O profeta voltou!

Na manhã desta quarta-feira o São Paulo anunciou de surpresa o retorno do meio-campista Hernanes, que estava no Hebei Fortune da China.

hernanes-sao-paulo_1ntwdto2ls4ux1hnmiz5omp481O Profeta, como ficou conhecido no São Paulo, chega ao Morumbi por empréstimo de um ano, em uma transação sem custos e com o salário dividido. O time chinês pagará a maior parte do valor, enquanto o São Paulo fica responsável por 500 mil reais. No Hebei Fortune, o salário de Hernanes é de em torno de 7 milhões de euros anuais, equivalente a quase 2 milhões de reais por mês.

Em janeiro o São Paulo já havia tentado repatriar o jogador, que estava de saída da Juventus. Apesar de as negociações terem avançado, a proposta dos chineses, dispostos a pagar mais de 30 milhões de reais para a Juventus e também a bancar um salário milionário para Hernanes, acabou frustrando o tricolor.

Sem atuar desde 21 de junho, quando jogou pela Copa da China, no que é considerado o time B, Hernanes estava sem espaço no Hebei Fortune. O último jogo pela Super Liga Chinesa faz ainda mais tempo, foi em 21 de abril deste ano. Aliás, na Super Liga Chinesa o Profeta fez seis jogos, marcou um gol, em cobrança de pênalti e foi por duas vezes eleito o melhor em campo. Vale lembrar que Hernanes chegou ao Hebei Fortune em fevereiro deste ano.

Sua última atuação na Super Liga foi a sua pior pelo Hebei e ainda assim ele manteve sua porcentagem de passes acertados acima de 80%, a média de acerto de passe de Hernanes na Super Liga Chinesa foi de 85%, com média de dois passes chaves por jogo e precisão de 75% nos passes longos. Ele também teve bom aproveitamento nas jogadas aéreas, vencendo cerca de 70% dos duelos de cabeça.

O que impressiona negativamente é o aproveitamento do chute de longa distância: apenas 22% dos chutes de Hernanes foram no gol, a maioria deles foi para fora ou foi bloqueado pela defesa.

No Hebei Fortune Hernanes vestiu a camisa 10 algumas vezes, mas jogou na maioria delas como meia direita, um pouco a frente da linha do meio de campo. Sua melhor atuação, porém, logo na sua chegada, foi quando atuou junto com Lavezzi e acabou recuando um pouco e indo para o outro lado, jogando como um meia esquerda mais defensivo. Naquele jogo ficou entre os seis jogadores com mais desarmes e foi o atleta que mais driblou durante a partida.

Nas outras oportunidades em que Lavezzi e Hernanes atuaram juntos, o brasileiro avançou um pouco mais e ambos passaram a cobrir áreas semelhantes do campo, com Hernanes quase sempre caindo mais para a direita, enquanto Aloísio fazia as vezes de atacante pelo mesmo lado.  Em alguns jogos, Hernanes também flutuou bastante pelo meio de campo, sendo possível ver que tanto tinha função de armar como desarmar.

A outra boa atuação do são-paulino na China, em que também foi escolhido melhor em campo, foi atuando como meia direita, sem a presença de Lavezzi, com Aloísio fazendo a função de atacante pelo lado esquerdo do campo.

No time do São Paulo Hernanes pode jogar mais avançado ainda do que fazia em 2007/08, já que de volantes o time está bem servido com Jucilei e Petros prontos para desarmar qualquer adversário. Assim, o Profeta pode ter liberdade para avançar e ajudar a armar o jogo do tricolor.

About Gabriel Fuhrmann

Jornalista formado desde 2011, especializado em futebol de base. Repórter da São Paulo FC Digital
This entry was posted in Promessas do futebol. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>