Nos pênaltis, Flamengo bate São Paulo e conquista a Copa Nike sub-15 2018

Depois de empate em 1 a 1 no tempo normal, o Flamengo superou o São Paulo nos penalidades para ser campeão do torneio disputado no CFA do Red Bull Brasil

Mais um torneio de base teve um campeão em 2018, agora foi a vez da Copa Nike sub-15. Depois de cerca de uma semana de competição, Flamengo e São Paulo chegaram na final e fizeram uma partida disputada, que terminou com um empate em 1 a 1 no tempo regulamentar. Nos pênaltis, o Flá sagrou-se campeão ao vencer o tricolor por 3 a 2.

Da10Pd8XUAA-qTrA trajetória dos dois foi muito parecida, ambos terminaram a competição invictos, com três vitórias e quatro empates. As campanhas foram tão próximas, que até pela semifinal, os dois times passaram apenas na decisão por pênaltis, não é de se ficar surpreso que a final também tenha tido o mesmo resultado.

Para o Flamengo, é a confirmação de mais uma boa geração. Depois do sucesso das gerações /01 e /02, com nomes como Lincoln, Vinicius Jr e Lázaro, a /03 do Flamengo também chega com tudo. No começo do ano o rubro-negro já havia feito grande campanha na Copa Votorantim, ficando com o vice-campeonato depois de perder para o Palmeiras nas penalidades.

O Flamengo mostra um conjunto forte, um time sólido, que parece pronto para qualquer tipo de competição, com destaques como o zagueiro Diegão, o volante Daniel e o atacante João Pedro.

O São Paulo, por outro lado, mostra uma grata evolução.

Não é segredo que as gerações /02 e /03 do São Paulo geram menos expectativas do que as assombrosas gerações 98/99/00 e /01, muito mais recheadas de jogadores e até por isso, também não foi surpresa ver que o tricolor, campeão da Votorantim em 2013, 2014 e 2016, acabou caindo ainda na primeira fase da competição em 2018.

No entanto, o São Paulo usou a estratégia correta: acertou o time de trás pra frente e começando pela zaga, teve um dos sistemas defensivos mais sólidos na Copa Nike. Na primeira fase o tricolor levou apenas um gol e marcou dez, terminando com a melhor defesa do torneio, com apenas quatro gols sofridos no total (considerando a semifinal e a final).

O maior destaque do time de Cotia foi o meia Talles, que anotou seis gols na competição, mas há outros jovens bons potenciais, como João Palmberg, João Adriano e Marquinhos, além de Maioli, que machucado não atuou na Copa Nike.

Com a conquista, o Flamengo garantiu sua vaga no mundial de clubes sub-15, que será disputado em agosto deste ano.

Assim como a Copa Nike foi sediada pelo Red Bull Brasil, em seu Centro de Formação de Atletas, em Jarinu, no interior de São Paulo, o mundial será disputado no CT do Red Bull, em Salzburg, na Austria.

About Gabriel Fuhrmann

Jornalista formado desde 2011, especializado em futebol de base. Repórter da São Paulo FC Digital
This entry was posted in Promessas do futebol. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>