Destaque de campanha histórica na Copinha, zagueiro é emprestado ao São Paulo

Uma contratação quase passou despercebida no São Paulo, não fossem os olhares atentos dos torcedores nos vídeos oficiais do clube, o problema é que havia uma cara nova, mas ninguém sabia quem era. O atleta misterioso apareceu atrás do atacante Trellez, em um dos vídeos da SPFCTV e deixou muitos torcedores curiosos: quem seria o jogador desconhecido?

Trata-se do zagueiro Caio Ruan, que natural do Espírito Santo, é conhecido também como Caio Capixaba, que irá reforçar o time sub-23 e chega ao São Paulo por empréstimo, do Coimbra-MG, até o fim de novembro, quando se encerra o Brasileirão de Aspirantes.

caioruan

Com 23 anos de idade, Caio estava emprestado ao Botafogo-SP, com contrato até abril de 2019, mas pouco utilizado no Paulistão 2018, acabou tendo o contrato de empréstimo encerrado.

O Coimbra-MG, detentor dos direitos de Caio Ruan, é um clube controlado pelo Banco BMG, o mesmo que negociou Diogo Barbosa com o Palmeiras e esteve envolvido em outras negociações do futebol nacional.

O gerente de futebol do Botafogo-SP, Léo Franco, falou um pouco sobre a situação: “O Caio é um jogador que pertence ao Coimbra-MG, a gente usou pouco ele nesse último estadual e surgiu essa oportunidade, então eles pediram a devolução do atleta. Não sei como foi a negociação com o São Paulo, atleta emprestado a gente não tem tanto controle, mas houve essa oportunidade e por isso encerramos o empréstimo”.

No Botafogo-SP, Caio foi destaque em uma campanha histórica na Copa São Paulo de 2015, quando o time de Ribeirão Preto conseguiu o vice-campeonato, passando por gigantes do futebol. Na fase decisiva da competição, eliminou o Botafogo-RJ, o Fluminense, o Grêmio e o Palmeiras, que na época tinha Gabriel Jesus comandando o ataque, até chegar na final e ser derrotado pelo Corinthians.

Naquele ano, Caio experimentou ser momentaneamente ídolo do Pantera, fez uma grande Copa São Paulo e foi um dos principais jogadores na conquista do título da Série D e consequente acesso à Série C, inclusive marcando gols decisivos. Após o acesso, Caio foi sondado por grandes clubes, como o Santos, mas tanto Botafogo-SP quanto Coimbra-MG fizeram jogo duro nas negociações, dizendo que o zagueiro só sairia mediante o pagamento da multa.

caio ruanSó que 2016, por outro lado, foi diferente. O Botafogo-SP brigou para não cair no Paulista e na Série C, Caio até começou como titular, teve algumas boas atuações, mas perdeu sua vaga no time. Vivendo novamente altos e baixos em 2017, Caio teve o contrato de empréstimo renovado por mais dois anos logo no início da temporada e começou bem a Série C, onde o Botafogo-SP chegou a ter a defesa menos vazada da competição nas primeiras oito rodadas, mas o rendimento caiu e o time ficou fora da fase final.

Em 2018, Caio Ruan ou Caio Capixaba, como preferir, vive uma grande chance na sua carreira e não quer desperdiçar.

“É uma felicidade enorme vestir essa camisa do São Paulo, vou agarrar essa oportunidade com unhas e dentes e honrar o manto tricolor. Espero ser muito feliz aqui”, disse o jovem zagueiro. “O torcedor pode ficar tranquilo, pois não vai faltar raça e nem dedicação”.

Caio, chegou a protagonizar alguns episódios extracampo. Especialmente nas fases ruins do Botafogo, fotos do atleta em festas surgiram aos montes na internet, mas o jovem garante que isso ficou no passado.

“Graças a Deus aquele caio ficou no passado, tive que aprender com os meus erros, mas hoje sou uma outra pessoa, focado totalmente no meu futuro e no da minha família”.

Caio Ruan não irá para o time profissional, embora esteja treinando na Barra Funda constantemente. Hoje, a zaga do São Paulo está cada vez mais sólida com Bruno Alves, Arboleda e Anderson Martins, mas na base uma vaga abriu para o jovem capixaba.

O tricolor não anunciou oficialmente, mas o zagueiro Hugo Gomes, do time de Aspirantes, foi negociado com o Belenenses, de Portugal e se despede do São Paulo. Dessa forma, Caio, que já está no clube há cerca de dois meses, deve assumir a vaga na equipe sub-23 e quem sabe voltar a ter o destaque que teve no Botafogo, em 2015.

No momento, o São Paulo ainda busca regularizar a situação de Caio Ruan e a previsão é que até o final da próxima semana tudo já esteja certo para que ele possa defender o tricolor.

About Gabriel Fuhrmann

Jornalista formado desde 2011, especializado em futebol de base. Repórter da São Paulo FC Digital
This entry was posted in Promessas do futebol. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>