Série de mudanças da CBF e da Conmebol podem deixar São Paulo fora da Libertadores sub-20

O torcedor são-paulino foi muito feliz com seu time sub-20 em 2018: campeão da Copa do Brasil sub-20 e da Supercopa sub-20, o São Paulo foi um dos maiores vencedores da categoria no Brasil no ano passado. E não foram só títulos, os meninos de Cotia também ganharam a chance de disputar a Libertadores sub-20 de 2019.

spfc supercopaA vaga veio em novembro do ano passado, com a conquista da Supercopa sobre o rival Palmeiras. Na época foi amplamente comunicado pela CBF e pela Conmebol que o torneio era classificatório para a Libertadores da categoria em 2019, porém até hoje não houve nenhuma nova informação sobre a competição continental.

Atualmente a Conmebol acena com a possibilidade de que o torneio seja realizado de dois em dois anos, ou seja, como a Libertadores aconteceu em 2018, teria sua próxima edição apenas em 2020, sem o São Paulo. O problema é que a falta de informações por parte da Conmebol é tanta, que não é possível sequer afirmar o campeonato não vá acontecer em 2019, os clubes supostamente classificados estão todos no escuro.

Em suma, o São Paulo pode ter se classificado para um torneio que não existe.

O pior é que por uma mudança de última hora no regulamento da CBF para a Copa do Brasil sub-20, o tricolor não poderá sequer traçar o mesmo caminho para tentar uma vaga na Libertadores sub-20 de 2020. Em edições anteriores participavam da competição as equipes sub-20 dos 20 times da Série A e dos 12 primeiros colocados da Série B do Brasileirão, mas para 2019 apenas participam os campeões estaduais sub-20 e os vice-campeões estaduais das cinco federações melhor ranqueadas na CBF.

A mudança pegou vários clubes de surpresa, inclusive o São Paulo, que já havia se programado para defender o título em 2019. Com essa modificação repentina, os únicos Paulistas na Copa do Brasil sub-20 são Palmeiras e Corinthians, finalistas do Paulistão sub-20 de 2018. A competição está nas quartas de final, o Palmeiras enfrenta o Grêmio e o Corinthians o Cruzeiro, nesta quinta-feira.

Se quiser ir atrás de mais um título da Libertadores sub-20, para somar ao título conquistado em 2016, o São Paulo pode se ver obrigado a vencer o Brasileirão sub-20 e conquistar o bi consecutivo da Supercopa da categoria e mesmo assim não teria qualquer garantia, pode ser que mais uma vez o clube conquiste uma vaga para um torneio anunciado que não existe.

 

About Gabriel Fuhrmann

Jornalista formado desde 2011, especializado em futebol de base. Repórter da São Paulo FC Digital
This entry was posted in Promessas do futebol. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>